Arthur busca parcerias entre Poderes para comemorações do sesquicentenário de nascimento de Epitácio Pessoa

Imagem da Internet

Imagem da Internet

O Presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Arthur Cunha Lima, acompanhado do vice-presidente, André Carlo Torres, reuniram-se, na manhã desta terça-feira (28), com o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque. Eles discutiram a formalização de parceria entre as duas Cortes, visando às homenagens ao sesquicentenário de nascimento do ex-presidente Epitácio Pessoa, que acontece neste ano de 2015. Os conselheiros estiveram também na Assembléia Legislativa e, na oportunidade, convidaram o presidente daquela Casa, deputado Adriano Galdino (PSB), para participar das comemorações ao ilustre paraibano.

O conselheiro Arthur Cunha Lima convidou o Judiciário estadual, por intermédio de seu presidente, para integrar a programação comemorativa com palestras e exposições de quadros, móveis e peças pessoais do ex-presidente, acervo que se encontra no memorial do TJPB, onde está a cripta com os restos mortais de Epitácio Pessoa. Receptivo, o desembargador Cavalcanti aprovou a iniciativa e anunciou a realização de uma conferência do ministro Francisco Rezek, a ser realizada no dia 6 de agosto, sobre Epitácio Pessoa, sob o tema “O Diplomata e Jurista da Corte Internacional de Haia”, a ser realizada no Auditório Celso Furtado, na sede do Tribunal de Contas.

O desembargador Marcos Cavalcanti também inseriu o Centro Cultural Ariano Suassuna, do TCE, na agenda de exposições itinerantes que serão feitas pela Corte a partir de maio. A programação do TJPB começa no dia 28 de maio com uma palestra do historiador Humberto Mello, com o tema “Epitácio Pessoa – O Político e Estadista”. Está programada também uma conferência do ministro Herman Benjamin, denominada “Epitácio Pessoa – O Jurista e Ministro do Supremo Tribunal Federal. “Ficamos honrados com a receptividade do desembargador Marcos Cavalcanti, para quem, Epitácio Pessoa foi o maior dos paraibanos.” Disse o conselheiro Arthur Cunha Lima, ao agradecer a parceria firmada com o Tribunal de Justiça.

Ao final do encontro os conselheiros, acompanhados pelo presidente Marcos Cavalcanti, conheceram o memorial e cripta de Epitácio Pessoa, que fica instalado no subsolo do prédio sede do Tribunal de Justiça.

ASSEMBLÉIA – No Legislativo estadual o conselheiro Arthur Cunha Lima foi recebido pelo presidente, deputado Adriano Galdino, que de imediato abraçou a idéia das comemorações ao sesquicentenário de Epitácio Pessoa. Da Casa de Epitácio Pessoa, segundo assegurou o deputado, a Corte de Contas terá todo o apoio. Ele disponibilizou o acervo de documentos históricos e a cobertura da TV Assembléia, que trabalhará, conjuntamente com a Assessoria de Comunicação do TCE, na edição especial de um documentário sobre Epitácio Pessoa.

Ascom/TCE-PB (Genésio Sousa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor