O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Ricardo Marcelo (PEN), recebeu a doação de uma pena dourada, que pertenceu ao ex-deputado Apolônio Zenaide, que presidiu o Poder Legislativo, no início do século 20. O objeto, que data de 1904, passa a fazer parte do acervo do Memorial da Casa de Epitácio Pessoa.

A pena foi entregue na manhã desta terça-feira (31) pelo jornalista, escritor e historiador Hélio Zenaide, neto do ex-presidente. O momento solene ocorreu no gabinete da Presidência da Assembleia.

Além de deputado estadual por diversos mandatos, Apolônio Zenaide também foi deputado federal e chegou a ser eleito senador, mas faleceu antes de assumir o cargo.

De acordo com Hélio, com a pena, que tem 108 anos, o ex-deputado Apolônio Zenaide assinou a ata de inauguração do Teatro Municipal Santa Inês, da cidade de Alagoa Grande. “Meu avô tem uma grande história em Alagoa Grande, foi promotor da cidade, criou o teatro, que seria o local natural para a pena ficar, mas como não se criou o museu na cidade, achei melhor doá-la a Assembléia. Entendo que é adequado a pena ficar ao lado de sua foto, que já está no Memorial da Casa de Epitácio Pessoal”, declarou.

O presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo, agradeceu à família Zenaide pela doação. Segundo ele, a pena é uma peça histórica, pertenceu a um grande deputado e vai engrandecer muito o Memorial da Casa. “Esta pena muito representa para Assembléia. Trata-se de uma relíquia, tem um valor histórico muito grande, pois pertenceu a um grande deputado e avô do jornalista Hélio Zenaide”, comentou.

Ricardo Marcelo aproveitou a oportunidade para apelar para que a população doe peças históricas para o Memorial da ALPB. “As pessoas que tem alguma coisa em casa e possam doar, que o faça, pois precisamos de doações para engrandecer o nosso memorial”, sustentou.

Fonte: ALPB

Presidente Ricardo Marcelo recebe "relíquia" para Memorial da Assembléia Legislativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor