Apoio de prefeito nem sempre é sinônimo de vantagem em campanha eleitoral

Apoio de prefeito nem sempre é sinônimo de vantagem eleitoral para candidato majoritário. Pelo menos dois aspectos devem ser levados em conta numa avaliação fria dessa relação. O primeiro é a contrapartida oferecida em troca do apoio e o outro é a situação (aceitação) dos prefeitos junto à população de seus municípios.

No primeiro caso, principalmente faltando mais de um ano para as eleições, pode-se questionar até que ponto os prefeitos transformarão declarações públicas de agora em apoio prático aos candidatos durante a campanha.

Não é novidade na Paraíba prefeito prometer votos a determinados candidatos e mudar de lado, de acordo com suas conveniências, mesmo tendo recebido o que lhes foi prometido. Nos casos onde não receberam, então, nem se fala.

Em relação ao segundo aspecto, um gestor sem aceitação popular pode muito mais prejudicar a campanha do que ajudar. E nesses tempos de “vacas magras”, são poucos os prefeitos paraibanos de bem com seus munícipes. Muitas vezes é mais vantagem para um candidato ter apoio da oposição.

De qualquer maneira, apoio é apoio. É melhor contar com possibilidades de ampliação das bases do que caminhar sem perspectivas. Nesse aspecto, quem está buscando elastecer o futuro palanque tem toda abraço de candidato e eleitorrazão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor