Cássio anuncia projeto de lei para aprimorar sistema de pesquisas eleitorais no País

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) anunciou na última quarta-feira (30), durante reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que apresentará um projeto de lei que aprimora o sistema de realização de pesquisas eleitorais no Brasil.

“Dando ciência a esta Comissão e pedindo antecipadamente apoio aos meus pares estaremos encaminhando, no menor espaço de tempo possível, proposta proibindo que institutos de pesquisa trabalhem para partidos políticos, governos, e ao mesmo tempo sejam contratados por veículos de comunicação. Uma vez que nós já estamos cansados de saber que pesquisa eleitoral, sobretudo no país, virou instrumento de propaganda política para inflar candidaturas, depreciar outras, estimular doações de campanha e restringi-las”, afirmou o parlamentar.

Segundo Cássio Cunha Lima, existe um conflito de interesses de empresas que realizam pesquisas para partidos políticos e para governos e ao mesmo tempo fazem pesquisas para veículos de comunicação, sejam emissoras de televisão, jornais, ou sites.

“A legislação americana, prevendo evitar exatamente esse conflito de interesses, há muito tempo proíbe que institutos de pesquisa sirvam a dois senhores. No Brasil, temos o bom exemplo do Datafolha, que só pesquisa para o grupo Folha de S. Paulo ou para outros veículos de comunicação que eventualmente contratam aquele instituto. Se algum partido quiser contratar o Datafolha, não conseguirá. Porque de modo próprio ele previne-se contra esse conflito de interesses”, disse o senador.

Com Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor