CRISE NO LAUREANO: Hospital terá campanha publicitária para sensibilizar autoridades e arrecadar fundos

A pedido do deputado Ricardo Barbosa (PSB), a agência de publicidade 9Ideia, do publicitário Lucas Sales, fará uma campanha em favor do Hospital Napoleão Laureano, na intenção de sensibilizar poderes públicos e a sociedade para socorrer financeiramente aquela unidade hospitalar, que passa por uma séria crise financeira.

O anúncio foi feito pelo próprio deputado durante sessão especial, por sua sugestão, realizada no plenário da Assembleia Legislativa. Ele pediu a união de todos os políticos, sem distinção partidária, para socorrer o hospital, que já funciona há 57 anos.

“Sou um homem de causas e luto, como um cruzado, pelas demandas que me comovem. Esta, em especial, é uma luta de muitos, inclusive nossa! E essa sessão foi proposta com o intuito de realizarmos um amplo e valioso debate acerca da atual situação em que se encontra o Hospital Napoleão Laureano”, justificou o deputado.

Ele adiantou que caso seja aprovado o orçamento impositivo para a AL, fará uma campanha junto aos deputados para que todos possam realizar emendas no valor de R$ 100 mil para o Laureano, o que, somados, significa cerca de 40% do seu déficit atual.
Segundo os diretores do Laureano, a situação está se tornando cada vez mais difícil, por não dar conta de atender a toda a demanda sem a estrutura adequada. “Estamos sobrecarregados e sem o correspondente aporte de recursos” queixaram-se.

No ano passado, o hospital realizou quase cinco vezes mais atendimentos do que suporta e muitas pessoas ficaram sem o tratamento por falta de condições de atendê-los. Só de cirurgias, foram mais de 3.200, afora tratamentos com quimioterapia e radioterapia. Os recursos que são repassados ao hospital ainda são insuficientes para atender a um maior número de pacientes.

Barbosa, que já foi vítima de câncer de próstata, informou, ainda, que teve uma conversa com o governador João Azevedo para elevar os repasses ao hospital e contou que ele foi bastante receptivo à ideia, prometendo importante apoio, uma vez que pacientes de praticamente metade dos municípios paraibanos recorrem aos seus serviços pela inexistência de outros centros de tratamento do câncer.

A representante da Secretaria de Saúde do Estado, Isabel Sarmento, confirmou a parceria e destacou a necessidade de um maior reforço à atenção básica, visando a prevenção. Segundo ela, o câncer é a segunda principal causa de mortes na Paraíba, superada apenas pelos problemas das vias respiratórias. Daí a necessidade de descentralização dos serviços especializados, o que reduzirá a demanda do Laureano.

O deputado Branco Mendes lembrou que o hospital é uma referência no tratamento do câncer e reforçou a ideia já manifetada da Federação dos Municípios do Estado da Paraíba para uma maior contribuição dos municípios, como já havia solicitado pessoalmente o deputado Ricardo Barbosa ao presidente daquela federação.

A última palavra coube ao presidente da Fundação Laureano, Antonio Carneiro Arnaud. Segundo ele, os equipamentos disponíveis são os melhores. “O problema está na sua manutenção”.

“Começamos com dois leitos infantis, hoje temos uma unidade de pediatria que é modelo. Temos 21 apartamentos para crianças, para evitar que elas tomem conhecimento da morte de outras crianças, caso continuassem em enfermarias, e percam as esperanças. Nâo dá lucro, mas hospital filantrópico não é para pensar em lucro, e sim em atender”, comentou.
Estiveram presentes, ainda, toda a diretoria do Hospital Napoleão Laureano, o presidente do Conselho Regional de Medicina, Roberto Magliano; a presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Renata Ramalho; o secretário de Saúde de Mamanguape, Antonio Neto; ex-deputados João Fernandes e Bruno Cunha Lima; os deputados Branco Mendes, Cabo Gilbero, Camila Toscano e Dr. Érico; presidente da Famup, George Coelho; o presidente da Rede Paraíba de Comunicação, Eduardo Carlos, entre outras autoridades.

Com Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor