Demora de até cinco anos para cirurgias no “Trauminha” leva Ministério Público a abrir inquérito contra PMJP

Imagem da Internet

Imagem da Internet

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou inquérito civil público contra a Prefeitura de João Pessoa para apurar a demora no tratamento cirúrgico de pacientes no Complexo Hospitalar de Mangabeira Tarcísio Burity (Ortotrauma). O procedimento foi aberto com base em diversas queixas feitas por pessoas que estão aguardando cirurgias. Na manhã desta sexta-feira (21) a 1ª Promotoria da Saúde de João Pessoa realizou uma audiência com a Secretaria Municipal de Saúde da Capital para definir a realização de 35 cirurgias infantis. Algumas estão aguardando há quatro ou cinco anos.

No inquérito sobre o Ortrotrauma, a 1ª promotora da Saúde, Maria das Graças de Azevedo Santos, destaca, ainda, o antigo problema de superlotação, que é “de conhecimento público, tendo inclusive gerado o ajuizamento de ação civil pública”. Além disso, várias inspeções já foram realizadas, inclusive com o apoio de outros órgãos como o Conselho Regional de Medicina, e foram constatadas inconformidades na unidade hospitalar.

Desde 9 de junho, a Promotoria aguarda informações da lista de pacientes com prescrição de cirurgias no Ortotrauma, bem como a lista de espera, mas até o momento a Secretaria de Saúde ainda não encaminhou ao Ministério Público.

Entre as cirurgias ortopédicas que a Promotoria listou no inquérito, provenientes das denúncias de pacientes, estão correção de lesão do manguito do ombro esquerdo, pseudo artrose de úmero, lesão do ligamento cruzado, artrosplastia de joelho, de ombro e de punho, descompressão e estabilização da coluna, entre outros procedimentos.

Cirurgias infantis

Na manhã desta sexta-feira, a 1ª promotora da Saúde, Maria das Graças de Azevedo Santos reuniu-se em audiência com a secretária de Saúde de João Pessoa, Mônica Rocha, e ficou acertada a realização de um mutirão de cirurgias infantis a partir de 1º de setembro para atender 35 crianças que estão esperando pelos procedimentos. A promotora destacou a sensibilidade da secretária de Saúde da Capital, que compareceu à audiência e informou que as cirurgias serão realizadas em parceria entre o Hospital Arlinda Marques, que é estadual, e o Hospital do Valentina Figueiredo, que é do município de João Pessoa.

Com Clickpb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor