Depois de assinar convênio com BID e CEF, Cartaxo agora quer procurar Ricardo para parcerias

Quando disse que procuraria recursos para obras onde fosse viável, o prefeito Luciano Cartaxo (PT) estava falando sério. Pouco depois de assinar convênio com o BID e a CEF, na Estação Ciência, para viabilizar obras de infraestrutura urbana na Capital, Cartaxo avisou que pretende procurar o governador Ricardo Coutinho (PSB) para propor parcerias entre Governo do Estado e Prefeitura de João Pessoa.

Apesar de ser adversário político do governador, Cartaxo acha possível estabelecer uma relação institucional que traga benefícios para o Estado e a Capital. “Não se trata de opção, mas de uma obrigação nossa como gestores. Tenho que buscar o que é melhor para a cidade e toda parceria será bem vinda”, justificou.

Na manhã de hoje, o prefeito assinou convênio para implantação do Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis, por volta das 9h da manhã desta terça-feira (26), com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Caixa Econômica Federal (CEF), que garante investimentos de até U$ 100 milhões para o desenvolvimento da cidade de forma planejada.

O prefeito Luciano Cartaxo destacou que a assinatura do contrato com o BID e com a Caixa é um passo decisivo para o futuro de João Pessoa. “João Pessoa terá a condição de planejar o seu futuro. Teremos a garantia de que vamos crescer de forma sustentável e com qualidade. O que estamos entregando a população não é um projeto de quatro anos, mas que vai preparar a cidade para os próximos 20 anos e fazer com que a Capital chegue ao seu primeiro milhão de habitantes podendo garantir a qualidade de vida da população”.

A partir das 11h, os representantes de todos os órgãos envolvidos no programa se reunirão para definir o plano de trabalho a ser executado no município. A primeira visita de campo acontecerá a partir das 15h. O prefeito Luciano Cartaxo e os membros do BID e da CEF vão acompanhar a equipe técnica em seu primeiro estudo de campo. O grupo vai visitar a Comunidade do “S” e o Porto do Capim, proporcionado o primeiro contato com a cidade e a população.

Relação com Governo do Estado – Durante a solenidade na Estação Ciência, o prefeito afirmou que deve procurar o governador Ricardo Coutinho só depois que a sua gestão completar 100 dias, o que não está muito longe de acontecer. No mês passado, Cartaxo participou do encontro de prefeitos, onde o governador recebeu todos os prefeitos do Estado.

Estudos – Com a assinatura do convênio, a equipe de técnicos poderá iniciar os trabalhos na Capital. Serão três especialistas do BID (Marcia Casseb, Ellis Juan e Federico Scodelaro) e dois da CEF (Mara Alvim e Alexandre Paiva), que virão de Brasília. Eles irão iniciar os estudos, que devem se estender por todas as regiões da Capital e em diversos setores da Gestão Pública, o que vai demandar recursos de U$ 1 milhão.

O resultado desta pesquisa aprofundada vai originar uma carta-consulta de crédito com o total necessário para colocar o projeto em prática. Os investimentos serão direcionados para três áreas: o setor ambiental e as mudanças climáticas, o setor urbano e os setores fiscal e de governabilidade. No que se refere à questão urbana, está incluído o desenvolvimento urbano integral, econômico e social, além da mobilidade, transporte e segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor