Deputado anuncia liberação de 5,3 toneladas de milho para a região de Sousa

A cidade de Sousa e municípios da região receberão mais 5,3 mil toneladas de milho até fevereiro, garantiu o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, ao deputado federal Leonardo Gadelha (PSC-PB), na terça-feira, 20 de novembro.
Parlamentares da bancada da Paraíba estiveram reunidos com o ministro em Brasília, quando Gadelha pediu uma posição sobre a distribuição do cereal no estado. De acordo com o deputado, o diretor de Operações e Abastecimento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Marcelo Melo, afirmou que 29 mil toneladas de milho já foram contratadas para distribuição no estado, e outras 21 mil toneladas serão contratadas nos próximos meses.
“Ele informou que Sousa e região já receberam 1,4 mil toneladas e, até fevereiro, farão jus a mais 5,3 mil toneladas”, disse Gadelha. Durante a reunião, o deputado federal questionou o fato de algumas cidades do sertão paraibano terem sido contempladas com maiores quantidades de milho nas últimas semanas.
“Segundo o ministro, existem problemas de logística e de armazenagem, mas o Governo Federal está buscando parceria com o estado e os municípios para resolver essas dificuldades”, afirmou Gadelha. Até agora, o milho ficou concentrado em Campina Grande e Patos.
Novos suplementos
Ainda no encontro com a bancada paraibana, a Conab manifestou que haverá dificuldade para conseguir milho a partir de fevereiro de 2013, quando produtores do Sul e Sudeste compram o cereal, seja para exportação ou outras finalidades.
“Eu propus o mesmo que já havia conversado com o ministro da Integração Nacional,  Fernando Bezerra Coelho. Ou seja, a doação de outros suplementos na ração animal, como por exemplo o bagaço de cana, que existe na região Nordeste, o que diminui o custo de frete, ou farelo de algodão, que tem muito na região de Sousa”, disse Gadelha.
O ministro afirmou que iniciará um estudo e que existe a possibilidade de substituir os suplementos. Mendes Ribeiro também reforçou o compromisso de doar patrulhas mecanizadas e retroescavadeiras para o município de Sousa e região, que serão entregues em 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor