Deputados e ex-ministro da Saúde elogiam trabalho de Ruy Carneiro em Brasília

Um grupo de deputados fez questão de elogiar nesta quarta-feira (11) o trabalho do paraibano Ruy Carneiro na presidência da Comissão Mista composta por deputados e senadores, criada para avaliar a MP 890/2019, editada com a finalidade de criar o Médicos pelo Brasil. Entre os parlamentares satisfeitos com a condução de Ruy, estão Alan Rick (DEM/AC) e dois médicos, Eduardo Costa (PTB/PA) e Alexandre Padilha (PT/SP), ex-ministro da Saúde responsável pela criação do Mais Médicos, que será substituído pelo novo programa.

Ruy Carneiro tem sido reconhecido por garantir transparência e um amplo diálogo com as mais diversas representações da sociedade e do meio político interessados na implementação do Médicos pelo Brasil. Ao longo de sete semanas, houve na comissão mais de 30 apresentações de grupos e áreas distintas para apresentar sugestões de ajustes ao Programa, a exemplo do que ocorreu nesta quarta, quando foram ouvidos o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Lincoln Lopes Ferreira; o professor Heleno Correia, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco); e Lucas Wollmann, diretor de Programa da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde.

“A comissão está conseguindo cumprir com o propósito de melhorar bastante o texto de criação do Médicos pelo Brasil, inclusive garantindo que a maior parte dos médicos contratados vá atuar nas cidades mais pobres do país, principalmente nas regiões Nordeste e Norte”, afirma Ruy. “Conseguimos atender praticamente 100% dos requerimentos com sugestões, inclusive encarando de frente questões que vinham sendo uma preocupação nacional, como o aperfeiçoamento do Revalida, para reconhecimento dos diplomas de profissionais formados no exterior, e os mecanismos de aproveitamento dos mais de 2 mil médicos cubanos que resolveram continuar no Brasil após o contrato do Mais Médicos”, comemora. A comissão apresenta na próxima terça-feira (17) o relatório do senador Confúcio Moura (MDB/RO).

Com Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor