Hervásio cede à apelo da bancada governista e apreciação de vetos será com voto secreto

Imagem da Internet

Imagem da Internet

A bancada de oposição pressionou, mas foi um apelo da bancada governista, capitaneada pelo deputado Bosco Carneiro (PPS) que levou o líder do governo, Hervásio Bezerra (PSB), a retirar uma questão de ordem junto à Presidência da Assembleia Legislativa evitando a votação dos mais de 200 vetos do governador Ricardo Coutinho (PSB) à emendas dos próprios parlamentares aprovadas na Lei Orçamentária Anual de 2015 com voto aberto.

A questão de ordem levaria à adoção do voto aberto tomando por analogia uma lei federal aprovada pelos congressistas que garante o uso do procedimento em alguns casos, incluindo na apreciação de vetos. A bancada de oposição discordou, alegando que primeiro a Constituição Estadual deveria ser adequada à Federal. O argumento sensibilizou o deputado governista joão Bosco Carneiro (PPS), que apelou em favor do voto secreto para não atropelar o ordenamento jurídico vigente.

O presidente Adriano Galdino poderia ter decidido de forma monocrática, mas preferiu levar o caso ao plenário. Em seguida, o líder do governo retirou a questão de ordem, mantendo a votação aberta. Os vetos estão agora sendo apreciados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor