Luciano Cartaxo se reúne com ciclistas para discutir propostas de governo

Elaborar uma proposta concreta para a população que faz uso da bicicleta como um meio de transporte, esporte ou lazer. Essa é a intenção de Luciano Cartaxo, candidato a prefeito pela coligação “Unidos por João Pessoa”. Ele e seu vice, Nonato Bandeira, se reuniram com representantes de três federações direcionadas ao ciclismo para ouvir propostas que darão origem a um termo de compromisso que objetiva garantir a atenção do candidato ao tema. O encontro contou, ainda, com a participação do vereador Geraldo Amorim (PDT).

Na reunião, foram discutidas as necessidades dos diversos tipos de ciclistas, desde o que usa o equipamento para passear na praia até o atleta profissional. Entre as propostas colocadas, estavam a recuperação das ciclovias da cidade, a construção de novos trajetos que tenham uma função, ligando pontos importantes da cidade, e a interligação das ciclovias com outros tipos de transporte, como os ônibus, para garantir a confluência em percursos mais distantes. “É preciso pensar a cidade voltada para as pessoas e não para os veículos”, justificou a cicloativista Patrícia Cunha.

O presidente da Federação Paraibana de Ciclismo, Paulo Pereira, também falou sobre uma mudança de visão na forma de planejar a cidade. “Uma grande avenida precisa ser pensada em níveis. Primeiro, dando conforto e segurança à circulação de pedestres, depois aos ciclistas, seguidos pelo transporte público e finalmente pelos carros”, defendeu. Para ele, isso significaria um desestímulo a quem trafega em carros, aumentando o número de ciclistas ou de usuários de ônibus e diminuindo os engarrafamentos. Ivan Rui, que preside a Federação paraibana de Bicicross, e Márcio Córdola, que representa a Federação paraibana de Triátlon, defenderam a proposta de Luciano sobre o Fundo Municipal para o Esporte, que vai garantir apoio às entidades.

A coordenação de sustentabilidade do Programa de Governo da coligação lembrou que este é um tema prioritário, pensado desde o momento em que se decidiu por substituir as carreatas por passeios ciclísticos. O grupo pretende trazer uma inovação para o programa ao implantar a questão da sustentabilidade em cada área temática. Luciano afirmou que o Município possui todas as condições possíveis para fazer algo a mais pelo ciclismo. “Quando fui vereador, criei a proposta de um Conselho Municipal de Esporte Amador. Vamos ampliar nossas ações em busca de uma cidade mais sustentável e saudável. Se não partirmos para a ação concreta vamos travar João Pessoa”, disse.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor