PMDB avaliza candidatura de Veneziano a governador em 2014, mas, depende…

A direção nacional do PMDB parece decidida a sustentar o nome do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, como candidato a governador em 2014. Aliás, a preço de hoje, dificilmente alguém se atreveria a contestar, dentro do partido, as pretensões do “Cabeludo”. A preço de hoje.

Como diria o ex-deputado Manoel Gaudêncio: “A política é dinâmica”. Ou, poderíamos recorrer a outros chavões populares como: “Até lá, muita água ainda vai passar por baixo da ponte”. Em suma, Veneziano é apenas um indicativo de candidatura dentro do cenário atual em que se encontra o PMDB.

Uma candidatura não pode ser impositiva, tem que ser construída. E depende de vários fatores. O partidário é apenas um deles. Até mesmo para consolidar a preferência que ostenta entre os companheiros do PMDB, Veneziano depende de circunstâncias externas.

O prefeito campinense terá, por exemplo, que encontrar uma maneira de se manter em evidência a partir de janeiro, quando encerrará o mandato. Sem isso, dificilmente reunirá fôlego eleitoral para viabilizar seu projeto futuro, pois, estar bem na preferência do eleitorado certamente será um requisito indispensável a qualquer candidato, principalmente majoritário.

E se José Maranhão estiver em melhores condições eleitorais que Veneziano em 2014? Será que o ex-governador e o próprio PMDB resistirão à expectativa de vitória e retomada do poder? Portanto, não se pode descartar nenhuma hipótese porque, em política, tudo é possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor