Prefeitura de João Pessoa beneficia 1.200 com entrega de novas moradias no Colinas do Sul

Imagem da Internet

Imagem da Internet

Uma nova vida começou para cerca de 1.200 pessoas na manhã desta sexta-feira (30). Em clima de emoção e alegria, 288 famílias receberam as chaves de seus novos apartamentos passando a ocupar o residencial Jardim das Colinas, no bairro Colinas do Sul. A entrega foi realizada pelo prefeito Luciano Cartaxo, que destacou a ousada política habitacional que tem sido realizada pelo Município. Desde janeiro de 2013, mais de 2.300 casas populares já foram entregues.

O prefeito Luciano Cartaxo destacou a alegria que a Prefeitura Muncipal de João Pessoa (PMJP) sente ao desempenhar um papel decisivo na realização dos sonhos das pessoas. “O lar é um fator decisivo para o equilíbrio e a qualidade de vida de qualquer família, e é isso o que estamos oferecendo aqui hoje. Estas pessoas passam a viver com dignidade e conforto e vão dispor de todos os equipamentos sociais necessários para se viver bem”, afirmou.

De acordo com a secretária municipal da Habitação, Socorro Gadelha, a equipe tem feito todos os esforços para oferecer uma vida melhor para as pessoas. “Aqui temos famílias que gastavam quase toda a renda mensal em aluguel, ou que viviam em situação de insalubridade e risco em ocupações irregulares, mas que agora vão poder recomeçar sua história em um ambiente digno e adequado para o desenvolvimento familiar”.

O Ministério das Cidades foi representado na ocasião pelo seu secretário executivo, Carlos Vieira, que destacou a prioridade que o Governo Federal tem dado à garantia de moradia para a população. “O Minha Casa Minha Vida é o maior programa de habitação social feito por um governo em todo o mundo, e hoje ele está mudando a vida de mais 1.500 pessoas”, afirmou.

Mudança de vida – O período de ocupação irregular em prédios antigos acabou para a dona de casa Sineide Rodrigues de 23 anos. Dona de um dos apartamentos entregues, ela já planeja uma mudança em sua vida e na dos três filhos. “Morava de forma irregular no prédio do INSS, no Centro, e posso dizer que vivia em um inferno. A sensação de medo era grande o tempo todo. Agora, se Deus quiser, isso vai mudar. O apartamento é maravilhoso”, afirmou.

Dona Inácia Silva, de 99 anos, ocupou um dos 18 apartamentos com acessibilidade. Ela morava com a neta, Joelma Santos, de 47 anos em um apartamento alugado, mas já iam deixar o local por não poder pagar o preço da mensalidade. “O aluguel consumia o salário da minha neta quase todo e estava ficando difícil pagar. Agora tenho minha casinha e vou ficar em paz. O lugar é lindo”, avaliou.

O presidente da Federação Paraibana dos Movimentos Comunitários (Fepamoc), Ubiractan Santos, afirmou que os integrantes da luta por moradia tinham no dia de hoje um momento de muita alegria. “Parabenizo ao prefeito por esta entrega por saber que este é o fruto de muito trabalho e da competência de sua equipe”, destacou. Ainda estiveram presentes representantes do Conselho Nacional de Habitação (Conah) e do Movimento Direto de Moradia, entre outros.

Mobília – No ato do contrato, os contemplados com os apartamentos também puderam optar pelo recebimento ou não do cartão do programa Minha Casa Melhor, do Governo Federal. O cartão garante crédito de R$ 5 mil para a compra de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, que permitem uma mudança completa na vida das pessoas.

Mesmo com a entrega dos cartões, a Prefeitura de João Pessoa organizou o sorteio de um apartamento completamente mobiliado. A vencedora foi a funcionária pública Isa Fabiana, de 31 anos, que vai se mudar para o apartamento 403 do bloco Q e já vai encontrar o espaço com todos os móveis e eletrodomésticos. O ato foi resultado de uma parceria entre a PMJP e o Armazém Paraíba.

Ação social – Durante a solenidade de entrega dos apartamentos, os novos moradores do residencial Jardim das Colinas puderam ter acesso a uma ação social organizada por diversos setores da Prefeitura de João Pessoa. No local, eles puderam contar com os serviços do Balcão de Direitos, Bolsa Família, Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), receber orientações de saúde bucal, nutrição e educação física.

A Estação Digital Móvel levou acesso de internet gratuito e as crianças ainda puderam participar de diversas atividades recreativas, como oficinas de pintura e apresentações teatrais. A população ainda contou com serviços de corte de cabelo e design de sobrancelha.

Presentes – A solenidade de entrega dos 288 apartamentos no bairro Colinas do Sul ainda contou com as apresentações da banda 5 de Agosto e do Quarteto PMG. Participaram do evento o superintendente regional em exercício da Caixa Econômica Federal, (CEF) Celizo Bezzera; o senador Vital do Rêgo, os deputados estaduais Anísio Maia e João Gonçalves e os vereadores Dinho Dowsley, Eduardo Carneiro, Benilton Lucena, Bosquinho e Edson Cruz.

O residencial – O Jardim das Colinas, localizado no bairro Colinas do Sul, possui 288 apartamentos, sendo 18 adaptados para o acolhimento de idosos ou pessoas com deficiência, divididos em 18 blocos. Os imóveis possuem cerca de 60 m², incluindo as áreas privativas e de uso comum, e contam com sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço.

Os moradores ainda vão contar com um salão de festas com banheiros e cozinha e uma quadra de futebol de areia. O empreendimento custou um total de R$ 20 milhões e foi financiado com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), do Governo Federal por meio do Ministério das Cidades.

Com Secom/JP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor