Cartaxo embarca de vez na sucessão da Câmara Municipal para evitar racha na base governista e barrar Oposição

Imagem da Internet

Imagem da Internet

Com uma bancada formada por 16 dos 27 vereadores eleitos, Luciano Cartaxo (PSD) tinha tudo para fazer a futura Mesa Diretora da Câmara Municipal, mantendo a tranquilidade registrada durante quase toda a atual legislatura. Aliás, ainda tem. Mas, o que parecia um sonho vai, aos poucos, se transformando em pesadelo. Cartaxo pensava em eleger uma Mesa com parlamentares apenas de sua bancada e em chapa única, sem disputa. Mas, o cenário atual é bem diferente do que o prefeito imaginava.

Mesmo com a vantagem numérica, Cartaxo sentiu-se obrigado a interferir no processo sucessório para evitar o fortalecimento da Oposição e a divisão de sua base política. No primeiro caso, é fato que o prefeito não digeriu bem o apoio de dez dos onze vereadores de Oposição ao candidato Marcus Vinicius (PSDB), que já foi seu secretário. É fato também que Cartaxo deu uma guinada de 90 graus em favor de Durval Ferreira, reagindo até com certa irritação à composição entre Marcus e a bancada oposicionista. Caso contrário, talvez nem disputa ocorreria, diante da vantagem numérica que o tucano alega ter.

No segundo caso, o prefeito se assustou ao ver a possibilidade de radicalização do processo, colocando em risco a homogeneidade de sua base de apoio. Marcus e Durval pareciam preparados para entrar num ringue. O saldo da disputa poderia se traduzir numa bancada dividida, rachada, coisa que Cartaxo não quer nem ouvir falar. Para muitos, a intervenção veio tarde. Primeiro porque a polarização entre os dois candidatos está estabelecida. Depois, porque, para uma possível mudança de rota, Marcus Vinicius teria que quebrar o compromisso assumido com os oposicionistas. E mesmo que fosse para atender a um apelo do prefeito, ficaria feio para o vereador.

Se, de um lado, Durval nem sonha em desistir, do outro, Marcus Vinicius vem cantando vitória antes mesmo da eleição. Se o prefeito pode fazer a diferença? Claro que pode. Só não dá para calcular o custo da operação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor