Depois da “fila do osso”, deputado denuncia “fila da morte” em hospitais de João Pessoa

Imagem da Internet

Imagem da Internet

O prefeito Luciano Cartaxo (PSD) sofreu grande desgaste político-administrativo por conta da chamada “fila do osso”, um aglomerado de pacientes à espera de cirurgias ortopédicas no Hortotrauma, o hospital de trauma de Mangabeira (Trauminha). Se o problema foi resolvido, não se sabe. Mas, pelo menos deixou de ser um dos alvos principais de denúncias contra a gestão municipal.

Na manhã desta quarta-feira, na Assembleia Legislativa, o deputado João Gonçalves (PDT) chamou atenção dos colegas e das autoridades para outro problema semelhante, também registrado no sistema de saúde público da Capital. Segundo ele, existe agora a “fila da morte”, assim denominada por ser formada por pacientes cardíacos à espera de atendimento. Gonçalves disse que a deficiência maior é na realização de cateterismos, exames que indicam se as artérias estão obstruídas e os procedimentos a serem adotados.

Apenas dois hospitais estão credenciados pelo Sistema Único de Saúde, através da Prefeitura Municipal, para esse tipo de exame em João Pessoa, de acordo com Gonçalves. Os dois teriam suspendido o atendimento por defasagem na tabela de pagamento do SUS. Em consequência, e “fila da morte” teria se formado. O deputado denunciou que pacientes estão morrendo por falta de atendimento e adiantou que vai levar o caso ao Ministério Público. “O que não pode é o absurdo dessa fila e muito menos deixar que as pessoas continuem morrendo”, sustentou.

Tem toda razão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor