Candidato do PT anuncia plano de combate às drogas em João Pessoa

A política antidrogas foi o tema debatido nesta segunda-feira (3) no guia eleitoral de Luciano Cartaxo. No programa, o candidato expôs o Plano de Combate às Drogas, elaborado para enfrentar o problema em diversas frentes, principalmente no combate ao crack. “Quero ajudar os pais na tarefa de evitar que nossos jovens caiam nessa armadilha e de fazer com que eles tenham uma boa preparação para o futuro”, explicou.

O plano se baseia em três pontos fundamentais: a prevenção, o tratamento e a repressão. Por meio de campanhas educativas nas escolas, empresas,  comunidades e na mídia, a Prefeitura vai dar um grande sinal de alerta à população, com foco na prevenção do uso e do tráfico. “Outra medida preventiva é garantir alternativas aos jovens, o que faremos com o acesso a cultura e ao esporte”, explicou.

O segundo ponto do processo é o tratamento de quem já é dependente. Isso será feito em clínicas oferecidas pela Prefeitura e ainda com o apoio de instituições religiosas e comunitárias, que farão um trabalho de reinserção dos antigos usuários, com orientação para a inclusão profissional e acompanhamento médico contínuo. O último foco do projeto é a repressão ao uso e ao tráfico de entorpecentes. “Essa é uma função do Estado, mas vamos colaborar com a ajuda da guarda municipal e com o repasse de informações às polícias Civil e Militar”, contou.

A dona de casa Maria Targino falou sobre o sofrimento de muitas mães que veem seus filhos mortos por problemas com drogas. “Perdi o pai do meu filho e não quero perder ele. Para que ele não se envolva fico por perto, e já perdi muito emprego para poder acompanhá-lo”, lamentou a dona de casa.

Luciano lembra que o crack atinge mais as famílias pobres, pelo seu preço bem menor que o da cocaína, mas que os jovens de outras classes também estão suscetíveis. “O resultado é que todas as famílias estão preocupadas com o futuro de seus filhos”. O plano será uma forma de cercar o problema e fazer com que pais e poder público dividam a responsabilidade e o cuidado.

Picolé de Manga – Há cerca de sete anos, Luciano tem se esforçado para ajudar as famílias a criar seus filhos, o que ocorre com a ONG Picolé de Manga, no bairro Cordão Encarnado, que ele criou com o irmão gêmeo, Lucélio Cartaxo. A ONG também fez parte do guia eleitoral do candidato, que mostrou como os cerca de 80 jovens são atendidos com atendimento médico, educação, além de atividades educacionais e esportivas diariamente.

“Cada criança é atendida de forma individual nas suas necessidades”, explicou a educadora Francineide Ribeiro. “Aqui eu consegui consertar meu neto”, afirmou dona Ivete, que é atendida pela ONG criada por Luciano. “Meu neto não sabia falar, correr, não comia sozinho, e foi aqui onde Deus e Luciano Cartaxo abriram as portas para mim”, completou.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor