Candidatos a vereador farão “ditado” para provar escolaridade e disputar eleições de outubro na Paraíba

Imagem da Internet

Imagem da Internet

Candidatos a vereador dos municípios de Sapé, Mari, Sobrado e Riachão do Poço, no Brejo paraibano, terão que fazer um “ditado”, tarefa em que o aluno escreve o que a professora fala (dita) em sala de aula. O teste de escolaridade foi determinado pela juíza Virgínia de Lima Fernandes Moniz, da 4ª Zona Eleitoral, após desconfiar que alguns postulantes ao cargo de vereador não sabem ler ou escrever.

A prova será conjunta, mas nem todos os candidatos terão que fazê-la. Também não foram definidos ainda data e local. O que assusta os “alunos” é a possibilidade de eliminação. Os que forem reprovados serão considerados inelegíveis e estarão fora, automaticamente, da disputa de outubro próximo.

A escolha dos candidatos que se submeterão ao teste de escolaridade está sendo feita no Fórum de Sapé, através da análise dos pedidos de registro, mas postulantes do município de Riachão do Poço já foram identificados como possíveis “analfabetos”.

Estrangeiros, conscritos durante o serviço militar obrigatório, menores de 16 anos e os presos condenados não podem se candidatar. São os chamados “inalistáveis”. Também são considerados inelegíveis os analfabetos, de acordo com artigo 14 da Constituição Federal.

Com informações do Clickpb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor