Cássio busca liberação de mais recursos para socorrer vítimas da seca no Nordeste

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) agendou audiência nesta terça-feira, em Brasília, com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, para tratar prioritariamente de assuntos referentes à seca que atinge fortemente o semiárido nordestino.

Na ocasião, o senador paraibano despachará com o ministro, ofício da Frente Parlamentar da Seca da Assembleia Legislativa da Paraíba, que pede que o Ministério da Agricultura atenda ao pedido da Conab para a liberação imediata de mais de 94 mil toneladas de milho “destinado a acudir o efetivo pecuário atingido pela estiagem”.

Em documento enviado ao senador paraibano, o presidente da Frente Parlamentar da Seca da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado estadual, Francisco de Assis Quintans, alerta que devido à queda da safra de milho dos Estados Unidos, os produtores nacionais estão preferindo exportar os grãos causando assim uma grave crise impulsionada pela queda da safra local e ao aumento dos custos de produção.

Ainda segundo o documento da Assembleia Legislativa, cerca de 10 mil empregos de paraibanos estão ameaçados caso o governo federal não interceda urgentemente buscando medidas para minimizar a crise no setor. A Paraíba tem uma produção mensal que passa das 18 mil toneladas de carne.

Entre as solicitações ao Governo Federal, a Frente propõe, entre outras ações, que sejam destinadas 27 mil toneladas mensais de milho em balcão emergencial ao produtor além de maior agilidade dos tramites operacionais internos da CONAB.

A Frente Parlamentar da Seca da ALPB tem ainda com membros os deputados Hervásio Bezerra, Janduhy Carneiro, Vituriano de Abreu, Toinho do Sopão, Gervásio Maia, Wilson Braga e Trócolli Junior.

Assessoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB)

Foto: Jaciara Aires

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor