Clima esquenta na Paraíba e campanha pode descambar para violência

O clima esquentou nesses últimos dias de campanha na Paraíba. Os inúmeros pedidos de envio de tropas federais para garantir a segurança no dia da eleição é uma prova cabal de que a própria Justiça Eleitoral anda preocupada com o acirramento de ânimos em vários municípios, mesmo com a negativa do TSE em alguns casos.

Tem sido comum o enfrentamento entre partidários além das urnas, principalmente no interior do Estado. Esse filme já foi visto em muitas eleições anteriores. Mas, parece que o aumento da violência, um mal registrado no país inteiro, vem estimulando a ampliação dos conflitos.

O caso de Monteiro, onde um sargento da PM foi acusado de tentar atropelar o deputado João Henrique, pode ser usado como parâmetro dessa mudança. Ora, se a polícia (não estou generalizando) que deveria dar proteção ao cidadão e evitar os conflitos está se envolvendo diretamente na campanha, porque o cidadão comum, que tem seus candidatos e os defende com unhas e dentes, não poderia se exceder em suas ações?

A situação é preocupante. Reforçar o policiamento e até mesmo a fiscalização sobre policiais, em alguns casos, seria prudente para garantir que prevaleça a festa da democracia em detrimento da vontade dos que se sentirão derrotados ao final da apuração das urnas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor