Efraim prevê união das oposições no segundo turno em Campina. Isso inclui o PMDB?

Imagem da Internet

Imagem da Internet

Nessa primeira etapa das eleições municipais em Campina Grande, as oposições se dividiram. Pior que isso, parte delas caiu nos braços do prefeito Romero Rodrigues (PSDB). Leia-se o PP, de Enivaldo Ribeiro, que abriu mão da candidatura de Daniella para indicar o vice na chapa do tucano. Mesmo assim, o deputado federal Efraim Filho (DEM) não tem dúvidas de que, num eventual segundo turno, Veneziano Vital, candidato do PMDB, e Adriano Galdino, do PSB, estarão no mesmo palanque.

Na visão de Efraim, o Cabeludo vai para o segundo turno e terá apoio de Galdino e do governador Ricardo Coutinho. E se o PMDB não estiver no segundo turno, pelo menos Vené e o DEM estarão no palanque do socialista. O “pelo menos Vené” deve ser usado porque, como se sabe, o PMDB está em rota de aproximação com o PSDB para as eleições de 2018 e fechou aliança em vários municípios com os tucanos, inclusive em João Pessoa, principal colégio eleitoral do Estado.

Veneziano e o deputado estadual Nabor Wanderley foram contra a decisão que indicou Manoel Júnior vice do prefeito Luciano Cartaxo e abriram dissidência no partido. Nabor foi mais além e fechou apoio do PSB em Patos, cedendo a vice. O Cabeludo não teve a mesma sorte porque o PSB não abriu mão da candidatura de Adriano Galdino, mas fechou com o socialista um “acordo de cavalheiros” para apoio recíproco no segundo turno.

Portanto, Efraim Filho tem razão em projetar a união das oposições no segundo turno. Mas, nem tanto. Pelo andar da carruagem, é pouco provável que o PMDB esteja no mesmo palanque do governador Ricardo Coutinho. Se Galdino disputar a segunda etapa das eleições, terá que se contentar com o apoio da dissidência peemedebista. O restante, terá o palanque de Romero Rodrigues como endereço certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor