Galdino quer usar lei federal para antecipar voto aberto na Assembleia Legislativa

Imagem da Internet

Imagem da Internet

O presidente Adriano Galdino (PSB) comprou mesmo a briga pelo voto aberto na Assembleia Legislativa. Na manhã de hoje, ele informou que vai pedir apoio ao plenário da Casa para utilizar uma lei federal, aprovada recentemente pelo Congresso Nacional, que institui o voto aberto na Câmara e no Senado. “Acho que, por analogia, podemos nos valer dessa lei porque não há mais sentido usarmos o voto secreto. A democracia exige transparência e temos que seguir esse critério”, justificou.

Galdino acredita que os vetos do governador Ricardo Coutinho (PSB) à Lei Orçamentária Anual de 2015 já poderão ser apreciados com o voto aberto. O presidente disse ainda que não acredita em grandes problemas com um possível acirramento das bancadas. “Acho que não. Veto é assim mesmo. Uns querem derrubar, outros manter. faz parte do processo democrático”, sustentou.

O início da apreciação dos vetos depende da composição das comissões permanentes. Os líderes de partidos e blocos têm até amanhã para indicar nomes. Depois disso, a Mesa Diretora forma as comissões e as matérias poderão ser apreciadas.

Durante a entrevista, Adriano Galdino garantiu também total apoio às Frentes Parlamentares propostas por alguns deputados e elogiou novamente a disposição dos novatos. “Essa energia que eles estão demonstrando renovam o estímulo dos mais antigos na Casa”, avaliou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor