Ricardo anuncia mudança de postura em relação aos deputados para reforçar projeto de reeleição

De olho na reeleição em 2014, o governador Ricardo Coutinho (PSB) anunciou mudança de postura em relação à Assembleia Legislativa. Não disse como será o novo tratamento aos deputados, mas deu uma pista: quer estabelecer uma relação “paz e amor”.

De forma genérica, a expressão significa uma relação sem disputas, sem brigas, buscando sempre soluções consensuais. Numa avaliação específica, entretanto, pode significar ouvir e ceder mais do que cobrar. Seria a fórmula de tentar retomar o controle sobre a maioria na Casa.

Não é de hoje que deputados reclamam a falta de “atenção” por parte do Palácio da Redenção. As queixas, aliás, quase sempre são usadas para justificar as dificuldades encontradas pelo governo para aprovar matérias de seu interesse. Quando não é derrotado, o quorum é prejudicado e a votação adiada.

O governador até que tentou arrefecer os ânimos dos aliados. Colocou um deputado como chefe da Casa Civil, lugar que recebe dois de cada três pedidos encaminhados à administração estadual. Mas, não adianta colocar um deputado sem autonomia para resolver os problemas dos próprios colegas. Primeiro foi Lindolfo Pires. Depois, Adriano Galdino. E as queixas continuam.

Resta esperar então que o próprio Ricardo Coutinho entre em cena. Afinal de contas, ele sabe como ninguém quais são as principais reivindicações dos deputados. Sabe também o que pode e o que não pode resolver. Mais ainda, sabe o que precisa fazer para consolidar seu projeto político futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor