Cássio supera Ricardo em todas as regiões, mas quadro da Capital é o mais preocupante para governador

Imagem da Internet

Imagem da Internet

Em todas as regiões em que a pesquisa Consult foi realizada, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) supera o governador Ricardo Coutinho (PSB), segundo colocado, com larga vantagem. Com exceção de João Pessoa, onde registrou-se um empate técnico: Cássio 35,5% e Ricardo 32,8%. Mas, por mais contraditório que possa parecer, é justamente na Capital onde o quadro mais preocupa o candidato do PSB.

Ricardo Coutinho foi eleito e reeleito prefeito de João Pessoa com votações consagradoras. O desempenho foi tão bom que chamou a atenção de Cássio, o primeiro a ver no socialista o único capaz de suplantar o favoritismo do então governador José Maranhão (PMDB), nas eleições de 2010. O tucano se indispôs com aliados antigos, como o senador Cícero Lucena (PSDB) e o ex-senador Efraim Morais (DEM), para forçar a aliança vitoriosa com Ricardo.

E foi justamente o desempenho excepcional em João Pessoa, aliado ao carisma e à estrutura montada por Cássio, que levou o socialista ao poder. Agora, prestes a disputar a reeleição, o governador se vê superado pelo ex-aliado tucano em seu próprio colégio eleitoral, de acordo com os números da Consult. Essa regressão de Ricardo não é de agora. Começou a ser notada nas eleições municipais de 2012, quando sua candidata, Estela Bezzera, amargou um discreto terceiro lugar que a deixou fora do segundo turno.

Mas, nem tudo é tempestade no universo socialista. A pesquisa Consult, divulgada pelo portal MaisPB.com.br, mostra também que quase 60%, ou seja, mais da metade do eleitorado, não escolheram ainda candidato a governador. Como a situação também afeta a capital, Ricardo Coutinho pode ainda reverter o quadro desfavorável não só em sua terra natal, mas em todas as regiões pesquisadas.

Até porque, qualquer pesquisa representa apenas uma radiografia do quadro eleitoral na ocasião em que o trabalho for realizado. Uma estimativa de como se comportará o eleitor quando for escolher seus candidatos.

Resta então ao governador Ricardo Coutinho e também ao terceiro colocado, Veneziano Vital do Rego, arregaçarem as mangas em busca de apoios e votos.

Veja o quadro por regiões segundo a Consult:

João Pessoa

Cássio Cunha Lima – 35,5%

Ricardo Coutinho – 32,8%

Veneziano Vital – 8,9%

Não sabem – 5,2%

Nenhum – 17,6%

Grande João Pessoa

Cássio Cunha Lima – 42,2%

Ricardo Coutinho – 31,1%

Veneziano Vital – 4,3%

Não sabem – 6,2%

Nenhum – 16,1%

Mata Paraibana

Cássio Cunha Lima – 43,2%

Ricardo Coutinho – 26,6%

Veneziano Vital – 9,9%

Não sabem – 5,7%

Nenhum – 14,6%

Campina Grande

Cássio Cunha Lima – 49,9%

Ricardo Coutinho – 17,5%

Veneziano Vital – 16,5%

Não sabem – 5%

Nenhum – 12%

Agreste

Cássio Cunha Lima – 36%

Ricardo Coutinho – 22,1%

Veneziano Vital – 15,7%

Não sabem – 12,9%

Nenhum – 13,3%

Borborema

Cássio Cunha Lima – 43,4%

Ricardo Coutinho – 25,4%

Veneziano Vital – 11%

Não sabem –13,9%

Nenhum – 6,4%

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor