Assembleia fará relatório sobre situação das obras da transposição do São Francisco

A comitiva paraibana que visita as obras de transposição do Rio São Francisco esteve na manhã desta terça-feira (4) no Canal de Integração Acauã-Araçagi, a primeira etapa do projeto que está sendo feito na Paraíba. A inspeção está sendo comandada pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e tem como representante no grupo o deputado Assis Quintans (DEM).
O engenheiro Alexandre Machado, representante da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado na comitiva, explicou para os presentes algumas informações sobre o canal como a tomada d´água de 112,5 quilômetros que será feito a partir da barragem de Acauã e as águas serão despejadas em uma das calhas do Rio Camaratuba, podendo assim abastecer várias cidades do Vale do Mamanguape.
As cidades beneficiadas com o canal são Itatuba, Mogeiro, Itabaiana, São José dos Ramos, Sobrado, Riachão do Poço, Sapé, Mari, Cuité de Mamanguape, Araçagi, Itapororoca e Curral de Cima.


Tarde
 – O projeto de irrigação das Várzeas de Sousa, que também será beneficiado com as águas do São Francisco, foi o local a ser visitado pela comitiva no período vespertino.

Além do deputado Assis Quintans, participam da inspeção às obras de transposição o representante do Ministério da Integração Nacional, José Luis de Sousa; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Fernando Catão; o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto; e o diretor de Gestão e Apoio Estratégico da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), Francisco Lopes da Silva, além de representantes da imprensa e da sociedade civil.

Relatório – De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Ricardo Marcelo (PEN), todas essas informações recolhidas durante a visita da comitiva vão servir para elaboração de um relatório, para ser entregue à bancada paraibana no Congresso Nacional, além da presidente Dilma.

“Nós vamos fazer um relatório e levar ao conhecimento da bancada federal da Paraíba e de todos os estados que estão vinculados ao projeto. Daí vamos, se possível, fazer um encontro com a presidenta Dilma, com os ministros responsáveis pela execução da obra para que possamos esclarecer, dirimir todas as dúvidas a respeito do projeto, pois a população precisar tomar ciência de como realmente anda as obras”, disse.

ALPB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor