Assembleia Legislativa debate situação de entidades que abrigam idosos na Paraiba



A Frente Parlamentar em Defesa da Seguridade Social da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou uma audiência pública, nesta quinta-feira (28), para debater a situação das Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIS) no estado. A presidente da Frente, deputada Cida Ramos, ressaltou que a audiência reuniu representantes das instituições e da sociedade civil, com o objetivo de buscar melhorias para os abrigos e qualidade de vida para os idosos.

Segundo Cida Ramos, mais de 15 instituições para idosos estiveram pressentes no encontro. “As pessoas estão vivendo mais, estão envelhecendo, mas é preciso envelhecer com boas condições de vida. Só faz sentido viver se for com dignidade. Então, essa audiência foi para isso, para a gente discutir a institucionalização, os abrigos, e poder encontrar alternativas”, destacou a parlamentar.

O vice-presidente da Associação Paraibana das Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIS), Washington Padilha, explicou que a ILPIS é uma associação que foi criada há apenas três meses e que agrega grande parte das instituições para idosos na Paraíba. “Eu quero agradecer a iniciativa da deputada Cida Ramos, através da Frente Parlamentar da Seguridade Social, que abraçou essa causa desde o primeiro momento e que, com essa audiência pública, possibilitou esse debate envolvendo vários personagens que fazem parte desse contexto”, disse Washington Padilha.

Representando o Lar da Providência, Penina Alves, explicou que essas instituições dependem das doações da sociedade civil, e outras formas de financiamento como o recebimento de multas judiciárias e emendas parlamentares. Esses valores, no entanto, têm sido insuficientes para garantir uma infraestrutura adequada e a contratação de profissionais envolvidos.

A deputada Cida Ramos disse ainda que está encaminhando também, para tramitação na ALPB, os Títulos de Reconhecimento de Utilidade Pública de quase 10 ILPIS no estado. “Essa documentação é pré-requisito para captação de recursos públicos e estamos prestando orientações a estas instituições através da Frente Parlamentar de Seguridade Social”, disse.

Com ALPB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor