Dois candidatos disputarão eleições suplementares para prefeito de Soledade

Dois candidatos devem concorrer ao cargo de prefeito do município de Soledade, curimataú, no pleito do próximo dia 1o de setembro. Durante a tarde de ontem, situação e posição decidiram, em convenção, os nomes de seus pré-candidatos e as possíveis coligações. A chapa de situação será encabeçada pela esposa do ex-prefeito Ivanildo Gouveia, Vânia Leal (ex-secretária do Trabalho e Assistência Social). Do lado da oposição, o advogado Flávio Aureliano, filho do ex-prefeito João Bosco e candidato derrotado no pleito de 2012, será o pré-candidato ao cargo de chefe do executivo. Seu vice deve ser o comerciante Beto de Manoca.

Agora, os dois pré-candidatos têm até as 14h de amanhã para registrarem suas respectivas candidaturas, que serão realizadas através do sistema CAND. As campanhas eleitorais estão previstas para ter início na próxima quarta-feira, 24. Elas devem se encerrar no próximo dia 1o de agosto. Entre os dias 24 e 30, serão feitas as propagandas via divulgação paga e imprensa escrita. O dia 31 será reservado para a propaganda eleitoral por meio de auto-falantes ou amplificadores de som. A veiculação do material eleitoral só pode ser divulgado entre 8h e 22h.

Durante convenção, o grupo de oposição anunciou que deve contar com o apoio de pelo menos quatro partidos na coligação. Devem compor a chapa de oposição PMN, PEN, PSB e DEM.

Eleitos tiveram mandatos cassados

A realização de novas eleições em Soledade atende a determinação do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba(TRE-PB), que decidiu por unanimidade, manter a cassação dos mandatos do prefeito de Soledade, Jose Bento Leite do Nascimento (PT), e da vice-prefeita, Fabiana Barros Gouveia de Oliveira (PMDB).

José Bento e Fabiana Barros tiveram os mandatos cassados há mais um mês pelo TRE-PB. No último dia 28 de junho a Corte Eleitoral paraibana decidiu, por unanimidade, manter a decisão, com o afastamento imediato dos dois e a comunicação para que o juiz da 23ª Zona Eleitoral, em Soledade, empossasse o presidente da Câmara Municipal, Lourival Delfino (PTB), até que seja realizada nova eleição para escolha dos novos gestores do município. O prazo estabelecido para realização de novo pleito foi de até 40 dias, conforme prevê o artigo 224 do Código Eleitoral.

Para o TRE-PB, ficou comprovado que o evento futebolístico, às vésperas da eleição, teve o objetivo de promover a candidatura do prefeito José Bento, que está sendo acusado de uso da máquina pública com a realização de uma festa comemorativa dos 127 anos de Emancipação Política da cidade, no dia 24 de setembro de 2012, quando foram distribuídos panfletos institucionais convocando a população para participar da Inauguração dos Refletores do ‘Baianão’

A ação que resultou na cassação dos eleitos e na realização de um novo pleito no município, foi protocolado pela coligação ‘Soledade de Todos Nós’, encabeçada por Flávio Aureliano da Silva Neto (PTN), candidato derrotada nas eleições de 2012 pelo prefeito reeleito José Bento.

Correio da Paraíba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor