E se Veneziano ficar no PMDB e Ricardo Coutinho decidir apoiá-lo como candidato ao Governo do Estado?

Imagem da Internet

Movimentações oriundas do Palácio da Redenção apontam para uma nova alternativa que poderia provocar mudanças substanciais no xadrez político da Paraíba, visando as eleições de 2018. A pergunta-título do comentário foi feita por um integrante da cúpula dos girassóis, durante reunião fechada, na semana passada, em João Pessoa. Desde então, vem tirando o sono de muita gente, dentro e fora do círculo governista.

Até agora, falou-se em uma recomposição entre PSB e PMDB. Mas, os peemedebistas só aceitariam indicando o candidato a governador que, apreço de hoje, seria o senador José Maranhão, presidente do partido. Diante da resistência, os comandados do governador Ricardo Coutinho passaram a trabalhar com a hipótese de resgatar o deputado federal e ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, do PMDB e transformá-lo em candidato à sucessão estadual pelo PSB.

A estratégia ficou mais evidente após o deputado Gervasio Maia desistir de disputar o Governo do Estado e anunciar candidatura a uma vaga na Câmara Federal. Entretanto, a nova hipótese vem sendo tratada “com muito interesse”, embora ainda num plano restrito. Veneziano, que andou avisando ao PMDB que não repetiria o desastre de 2014, quando desistiu no meio do caminho, é um dos mais entusiasmados com as duas possibilidades – disputar pelo PMDB com apoio de Ricardo ou debandar para o PSB.

Faltaria apenas combinar com Maranhão, presidente do PMDB e nome mais cotado para concorrer novamente ao Palácio da Redenção. Talvez poucos tenham notado, mas Ricardo e Maranhão têm evitado críticas e ataques recíprocos, ultimamente. Aliados dos dois lados também, com exceção do deputado Raniery Paulino, que mantém a artilharia direcionada às ações do governo socialista.

Isso não significa muita coisa, diante de tanto tempo ainda restante para as eleições. Mas, é uma nova vertente que precisa ser levada em conta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor