Lava Jato arrasa PT de Lula; Resultado do PED mostra que partido encolheu quase um terço no País

Imagem da Internet

O PT não é mais aquele. Aliás, nem de longe o partido de Luiz Inácio Lula da Silva se parece com aquele que manipulava multidões, formadas principalmente de trabalhadores, em defesa de causas sociais. O resultado do recente Processo de Eleição Interna (PED) aponta que a legenda encolheu quase um terço, tomando por base sua representação oficial no País.

Não foram só senadores, deputados, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que abandonaram o PT. Antes do PED, o partido era organizado em 4.100 cidades brasileiras. Após o processo interno, em pelo menos 1.120 delas não foi possível sequer eleger os diretórios municipais. Isso corresponde a 27% do total. Lembrando que seriam necessários apenas 20 filiados para composição de uma chapa concorrente à cada diretório.

A saída foi nomear comissões provisórias para “disfarçar” o fracasso. Mas, as perdas não se restringiram aos diretórios municipais. O número de participantes do PED também encolheu. Votaram 290.124 filiados contra 425 mil registrados em 2013, uma queda de 31%. Petistas mais fervorosos tentam “tapar o sol com a peneira”, alegando que a redução de diretórios foi consequência das cotas para negros, índios, mulheres e jovens, que teriam dificultado a composição de chapas, mas a maioria reconhece o efeito fulminante das ações da da Lava Jata como causa principal.

Depois que estouraram os escândalos do “Mensalão” e da Petrobras, com a prisão de vários caciques do PT, os próprios filiados passaram a construir uma imagem diferente, mais crítica, do partido e de Lula. Não a maioria, mas uma parcela considerável de filiados começou a duvidar dos verdadeiros propósitos do ex-presidente e seus “companheiros”. Com as ações da Lava Jato, essa tendência apenas se acentuou.

É a dura realidade de um partido que comandou o Brasil durante mais de uma década.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor