Direção nacional decide que PT deve apoiar candidatura de Edinho Mendes no Conde

A Federação Brasil da Esperança (FE BRASIL), composta pelos partidos PCdoB, PT e PV, Nacional, com sede em Brasília, DF, deliberou nesta segunda-feira, 29/07/2024, para que o PT do município de Conde- PB passe a apoiar, aliando-se e passando a compor junto ao Partido Socialismo e Liberdade (Psol), em candidatura majoritária.

A decisão de aprovação aconteceu em uma Assembleia Geral, deliberando por unanimidade, aprovar integralmente as propostas de coligação e de composição das chapas majoritárias em vários municípios do Brasil, inclusive, em Conde, onde o PSoL fica como cabeça de chapa na composição.

Desta forma fica decidido que o candidato a prefeito será Edinho Mendes do PSoL, apoiado pela federação.

Veja abaixo parte do documento com destaque para o município de Conde:

Com Portal Condenews

Prefeitura de João Pessoa recebe premiação nacional por ferramenta ‘Minha Rua Calçada’

A plataforma ‘Minha Rua Calçada’, que permite o acompanhamento da evolução do programa de pavimentação de ruas da Prefeitura de João Pessoa, foi premiada na categoria Inteligência Geográfica, durante o evento GovSummit 2024, que reuniu líderes governamentais, especialistas e inovadores, neste último final de semana, em São Paulo (SP).

A premiação foi organizada pela Imagem – EU Esri, com a realização de um fórum para a discussão sobre o futuro da gestão pública no Brasil, com a participação de especialistas e inovadores para explorar as últimas tendências e soluções em desenvolvimento urbano, sustentabilidade e transformação digital.

“Nós tivemos a oportunidade de apresentar o programa de pavimentação de ruas, que já passou das 600 vias já entregues e avançando para superar a marca de mil até o final do ano. Por meio da plataforma Minha Rua Calçada, nós mostramos como a população pode acompanhar, com transparência, se uma determinada rua já está com ordem de serviço assinada, em licitação, contratada, além do valor investido e um detalhamento do impacto na cidade – como era antes e depois da Prefeitura evoluir com esse programa”, explicou o secretário de Infraestrutura da Capital, Rubens Falcão.

Acesso – A plataforma ‘Minha Rua Calçada’ pode ser acessada através do site da Prefeitura de João Pessoa, no endereço eletrônico www.joaopessoa.gov.br. Em poucos cliques, é possível digitar o nome da rua que deseja fazer a consulta e ter acesso a todas as informações.

Avanço tecnológico – A ferramenta faz parte de um investimento da Prefeitura de João Pessoa em tecnologia, a exemplo da criação do aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que possibilita ao cidadão acessar todos os serviços da Prefeitura de forma mais ágil, segura e sem a necessidade de sair de casa.

Por meio dela é possível solicitar e acompanhar demandas como tapa-buraco, iluminação, IPTU, Sine, Procon, Saúde, entre outras. O aplicativo tem como objetivo ajudar aos setores competentes a gerenciar a rotina dos serviços no dia a dia de uma maneira mais eficiente em todas as áreas. O aplicativo está disponível nos sistemas operacionais Android e IOS, além de ficar disponível, também, no site da Prefeitura de João Pessoa.

Com Secom/JP

Governador reconhece direito de Adriano Galdino pleitear disputa majoritária em 2026: “Postulação legítima”

Com aval de João, peojeto de Galdino amplia espaços entre governistas

O presidente da Assembleia Legislativa recebeu “sinal verde” do governador João Azevedo para levar à frente seu projeto de disputar um cargo majoritário nas eleições de 2026. Azevedo reconheceu o direito de Adriano Galdino nesta segunda-feira (29), dirante entrevista ao Sistema Arapuan de Comunicação.

O governador disse que a postulação de Galdino é legítima e citou apenas que o assunto deve ser ainda discutido pelo grupo de Situação no.momento oportuno, já que as eleições estaduais ocorrerão apenas em 2026.

“Precisamos primeiro passar por 2024. (as eleições de) 2024 vem depois”, lembrou João.

 

 

 

Republicanos “dá adeus” a Romero e oficializa aliança com PSB em Campina Grande

    Imagem Sistema Arapuan de Comunicação

O deputado federal e presidente do Republicanos na Paraíba, Hugo Motta, oficializou nesta segunda-feira (29) o apoio à pré-candidatura do PSB encabeçada pelo médico Jhony Bezerra à Prefeitura de Campina Grande nas eleições de outubro deste ano.

Com o movimento, a decisão afastou de vez a possibilidade de parceria entre o partido e o deputado federal, Romero Rodrigues (PSC), em uma possível participação do ex-prefeito na disputa pelo cargo de prefeito.

Durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, Hugo Motta ponderou que o partido não tem tempo para esperar indenifições e ressaltou que pode indicar a vice na chapa.

“Dentre os republicanos e o PSB, alianças importantes na construção da eleição municipal desse ano. É que para nós é muito importante. Começo pela cidade de Campina Grande, onde o Republicanos, hoje e aqui o deputado Murilo, vai poder falar sobre o apoio do Republicanos à candidatura de Jhony Bezerra a prefeito de Campina Grande”, declarou.

Com Portal Paraíba

 

 

 

Propaganda eleitoral continua proibida até 16 de agosto, mesmo após definição de candidatos

Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil
Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Com a definição de alguns candidatos para as Eleições 2024, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta que a distribuição de propaganda eleitoral só é permitida a partir do dia 16 de agosto.

Continua após a publicidade

Segundo a legislação, a propaganda eleitoral “é caracterizada pela captação de votos do eleitorado”, como a divulgação do currículo das candidatas e dos candidatos, bem como propostas e mensagens da campanha eleitoral. As denúncias sobre irregularidades podem ser feitas no aplicativo Pardal, disponível gratuitamente.

O primeiro turno das eleições municipais deste ano ocorre em 6 de outubro e, caso necessário, os eleitores voltam às urnas no dia 27 do mesmo mês para um eventual segundo turno. As datas foram definidas pelo calendário eleitoral, divulgado no início do ano.

Propaganda antecipada

Segundo a legislação eleitoral, a propaganda eleitoral antecipada é aquela que for divulgada fora do período permitido e cuja mensagem contenha pedidos explícitos ou subentendido de voto para determinada chapa, ou candidato. Uma ação vedada pela lei é a convocação, por parte de agentes públicos de todas as esferas, de atos que denotem propaganda política ou ataques a partidos e pessoas filiadas ou instituições.

Outro ponto que não é permitido é a utilização de símbolos ou imagens, exceto os símbolos da República Federativa do Brasil: a bandeira, o hino, as armas e o selo nacionais.

O que é permitido até 16 de agosto?

As movimentações intrapartidária, ou seja, aquela dirigida a uma eleição interna, no âmbito do partido são permitidas. As convenções partidárias estão autorizadas desde o sábado (22), e são os eventos nos quais as legendas escolhem os nomes que devem disputar os cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito.

Também são permitidos atos que não envolvam pedido explícito de voto e que façam menção à pretensa candidatura e exaltem as qualidades pessoais de pré-candidatas e pré-candidatos.

Inteligência Artificial

O pleito municipal deste ano será o primeiro que contará com normas específicas para o uso de IA (inteligência artificial). As “deepfakes” estão proibidas, e quem utilizar IA na propaganda eleitoral deve avisar de forma explícita.

“Qualquer conteúdo fabricado ou manipulado digitalmente não pode difundir notícias falsas com potencial para causar danos ao equilíbrio do pleito ou à integridade do processo eleitoral.”

Com Felipe Júnior/R7

TCE estimula adesão de minicípios paraibanos ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo  

Os gestores têm até o dia 31 de julho para formalizarem sua adesão por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC (SIMEC).

Em uma ação importante para o avanço da educação no Brasil, o Tribunal de Contas da Paraíba, por meio do presidente em exercício, conselheiro Fábio Túlio Filgueiras Nogueira, enviou uma solicitação aos prefeitos de municípios paraibanos pedindo adesão ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O objetivo deste pacto é aumentar a quantidade de matrículas na educação de jovens e adultos, promovendo um ensino de qualidade e contribuindo para a redução dos índices de analfabetismo no país.

O ofício-circular (nº33/2024) enviado aos gestores municipais destaca que a iniciativa visa não apenas expandir as vagas de EJA nas escolas, mas também estimular os jovens e adultos a retornarem à escola e permanecerem nela, por meio de ações de assistência estudantil. Com um investimento estimado em R$ 4 bilhões ao longo de quatro anos, o pacto pretende gerar aproximadamente 3,3 milhões de novas matrículas em EJA, além de integrar essa modalidade à educação profissional. Até 2027, a iniciativa poderá investir mais de R$ 11 bilhões com alfabetização integrada à Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

O documento do TCE-PB enfatiza que o município que ainda não aderiu ao pacto, representa uma oportunidade perdida para o desenvolvimento educacional da região. Os gestores têm até o dia 31 de julho para formalizarem sua adesão por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC (SIMEC).

Mais informações sobre o pacto e orientações para a adesão podem ser encontradas no portal institucional do Ministério da Educação (MEC), juntamente com uma cartilha de orientação que detalha todos os procedimentos e benefícios da iniciativa.

Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/pacto-eja

Cartilha de orientação: https://www.gov.br/mec/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/institucionais/CARTILHAPACTOEJA.pdf

A expectativa é³3 que, com a adesão ao pacto, os municípios da Paraíba possam avançar significativamente na educação de jovens e adultos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e com maior acesso ao conhecimento.

Números – Segundo o balanço, a Região Nordeste lidera a lista de adesão com 87,3%, seguida por Norte (60,4%), Sudeste (50,2%), Centro-Oeste (46,3%) e Sul (30,3%). Santa Catarina, Rondônia e São Paulo são os três estados brasileiros com menos de 30% de adesão municipal ao Pacto.

Relação de Entes que não registraram Adesão Jurisdição do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba

  1. Estado da Paraíba
  2. Aguiar
  3. Alagoinha
  4. Alcantil
  5. Areia
  6. Areia de Baraúnas
  7. Assunção
  8. Bananeiras
  9. Boa Ventura
  10. Boa Vista
  11. Bonito de Santa Fé
  12. Cacimba de Areia
  13. Cajazeiras
  14. Caldas Brandão
  15. Caraúbas
  16. Carrapateira
  17. Casserengue
  18. Condado
  19. Cuité de Mamanguape
  20. Desterro
  21. Dona Inês
  22. Emas
  23. Fagundes
  24. Gurinhém
  25. Ibiara
  26. Igaracy
  27. Ingá
  28. Itatuba
  29. Jericó
  30. Juarez Távora
  31. Juazeirinho
  32. Lagoa
  33. Lagoa de Dentro
  34. Lagoa Seca
  35. Lastro
  36. Livramento
  37. Logradouro
  38. Malta
  39. Massaranduba
  40. Mataraca
  41. Maturéia
  42. Montadas
  43. Nazarezinho
  44. Ouro Velho
  45. Parari
  46. Passagem
  47. Pedra Branca
  48. Pedras de Fogo
  49. Pedro Régis
  50. Picuí
  51. Pilõezinhos
  52. Pocinhos
  53. Prata
  54. Quixaba
  55. Riachão do Bacamarte
  56. Salgadinho
  57. Santa Cecília
  58. Santa Cruz
  59. Santa Luzia
  60. Santana de Mangueira
  61. Santana dos Garrotes
  62. São Bento
  63. São Domingos
  64. São Domingos do Cariri
  65. São Francisco
  66. São José de Caiana
  67. São José de Espinharas
  68. São José do Sabugi
  69. Serra Branca
  70. Serra Grande
  71. Tavares
  72. Tenório
  73. Uiraúna

 Com Ascom TCE/PB

Assembleia Legislativa premiará municípios paraibanos com melhores índices de desenvolvimento sustentável

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) participará da Expotec 2024, que acontece nos dias 06 a 09 de agosto, no Centro de Convenções de João Pessoa, com o tema ‘Sustentabilidade Digital: Inovação para um Futuro Viável’. Durante o evento, a Casa Epitácio Pessoa vai reconhecer e premiar os municípios paraibanos que se destacaram e obtiveram os melhores índices de Desenvolvimento Sustentável (IDS) em suas respectivas regiões geoadministrativas, de acordo com os indicadores monitorados pela Plataforma de Territorialização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na Paraíba (ODS-PB).

O presidente da Casa, Adriano Galdino, ressaltou que a premiação é uma iniciativa da ALPB em parceria com diversas instituições, visando incentivar a adoção de práticas sustentáveis em todo o Estado. “Nós teremos um stand montado no evento, onde será apresentada a plataforma da ODS-PB com os índices de desenvolvimento sustentável de cada município. No dia 09 de agosto, às 16:30, entregaremos a Comenda Município Sustentável e o Selo Município Sustentável aos três municípios que obtiveram os melhores indicadores das 14 micro regiões, ou seja, serão premiados 42 municípios”, informou o presidente.

Presidente Adriano Galdino

A “Comenda Município Sustentável” e o “Selo Município Sustentável” no âmbito da Assembleia Legislativa é uma medida inovadora e tem como objetivo reconhecer e premiar os gestores municipais e os respectivos municípios paraibanos com os melhores Índices de Desenvolvimento Sustentável – IDS, nas regiões geoadministrativas a que pertencem, a partir dos indicadores.

Assembleia Cidadã

A ALPB recebeu este ano o prêmio Assembleia Cidadã, com o projeto do Plano de Adesão da Casa à Agenda 2030 da ONU (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), que tornou o Legislativo paraibano pioneiro entre o poder legislativo do Brasil nesta iniciativa. O projeto foi elaborado e idealizado pelo ex-deputado Buba Germano e pelo ex-secretário Legislativo da Assembleia, Guilherme Benício (in memoriam).

A Agenda 2030 é um plano de ação global para colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente até 2030. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. O documento foi elaborado e aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York (EUA), em setembro de 2015, com a participação de 193 estados membros.

Com ALPB

BARCO FURADO?: Crise no MDB pode afetar pré-candidatura de Luzimar Nunes no Conde

Imagem Reprodução/blogdoprisco

O MDB não é.mais aquele. Pelo menos no município do Conde, na Grande João Pessoa. Por lá, o partido que já foi protagonista no processo eleitoral na época do ex-prefeito Aluísio Régis, por exemplo, não terá candidato à prefeito este ano e amarga dificuldades até para compor sua chapa proporcional.

Segundo informações que chegaram ao blog, os pré-candidatos a vereador do partido estariam desistindo de concorrer alegando “desorganização e abandono” por parte da direção municipal, responsabilizada pela situação.

O clima é tão ruim que o filiado Rafael Benício publicou nota nas redes sociais narrando a crise no MDB e comunicando a desistência de disputar uma vaga na Câmara Municipal do Conde. “Estamos desistindo de um sonho”, desabafou.

O presidente do diretório municipal, conhecido por Galeguinbo do Inhame, já foi alertado sobre o problema, mas parece mais preocupado com sua pré-candidatura à vice-prefeito na chapa de Luzimar Nunes.

Aliás, bem mais preocupado que o dirigente com a decadência do MDB está o próprio Luzimar, atual presidente da Câmara Municipal, que tenta estancar uma.iminente queda de popularidade provocada em parte pelo  enfraquecimento do MDB e, consequentemente, da coligação que sustenta aua pré-candidatura.

Filiado ao União Brasil. Luzimar apostava todas as fichas na militância partidária para vencer a eleição municipal. O abandono dos emedebistas provoca estragos visíveis em seu projeto político.

O problema no Conde é tão sério que chegou à mesa do senador Veneziano Vital, presidente do MDB na Paraíba. Diferente do “Galeguinho do Inhame”, Vené é um articulador nato e pode dar um jeito na situação.

É o último “trunfo na manga” de Luzimar Nunes.

VEJA ABAIXO A NOTA DO FILIADO DO MDB PUBLICADA NAS REDES SOCIAIS

OBS: O blog abre espaço para o contraditório por parte daqueles que se sentirem, de alguma forma, prejudicados com o conteúdo da postagem.

vanderlanfarias@gmail.com (e-mail)

83 99981-4245 (whatsapp)

 

.

PARIS: Cícero conclui mais uma etapa do financiamento de 35,8 milhões de euros para João Pessoa

Imagem Divulgação/Secom/JP

O prefeito Cícero Lucena cumpriu, nesta terça-feira (23), em Paris, na França, a penúltima etapa por parte da Prefeitura de João Pessoa para assinatura de contrato de financiamento no valor de 35,8 milhões de euros com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), que vai viabilizar projetos nas áreas de mobilidade urbana, meio ambiente e revitalização do Centro Histórico da Capital. O gestor, que também encaminhou novas parcerias com os franceses, entregou toda a documentação necessária e agora aguarda a aprovação por parte do Tesouro e do Congresso Nacional.

De acordo com Cícero Lucena, que está na França acompanhado do presidente da Câmara Municipal, vereador Dinho Dowsley, e do coordenador do programa João Pessoa Sustentável, Antônio Elizeu, a assinatura deve acontecer no início de agosto. “Foi muito boa a reunião, porque o projeto está consolidado, falta só cumprir a última etapa do encaminhamento, que é a aprovação pelo Tesouro e pelo Congresso, mas já combinando os próximos passos para que a gente possa assinar o mais rápido possível e em definitivo. Inclusive, com a disposição da agência francesa de discutir novos projetos também de interesse da cidade”, afirmou.

A parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento começou a ser realizada há dois anos, por meio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional de Desenvolvimento (Aecid), que apoiou a Prefeitura com estudos que, em seguida, viraram os projetos. Com a aprovação, o financiamento vai permitir a criação de quatro corredores viários, cinco terminais de integração, a recuperação e urbanização das margens do Rio Jaguaribe, além da revitalização de prédio da região central da cidade.

Os projetos estão alinhados com o macroplanejamento de médio e longo prazos do Município e sintonizados com as demandas de crescimento urbano e expectativas de desenvolvimento sustentável da Capital. Em 12 anos, João Pessoa ganhou mais 110 mil habitantes, conforme dados do último Censo do IBGE.

Os corredores são: Epitácio Pessoa e 2 de Fevereiro (Prefeitura de João Pessoa) e Cruz das Armas e Pedro II (Governo do Estado). Também serão feitas as obras de recuperação das margens do Rio Jaguaribe, incluindo uma segunda etapa do projeto que garante a continuidade da recuperação ambiental e a ampliação do parque linear, numa intervenção que totaliza 7,2 km.

Com Secom/JP

Governo do Estado paga julho à servidores estaduais dias 25 e 26

Imagem Dinheiro/Internet

O pagamento do funcionalismo público estadual referente ao mês de julho será efetuado na próxima quinta (25) e sexta-feira (26). No primeiro dia, recebem os aposentados e pensionistas e, no segundo dia, os servidores da ativa das administrações direta e indireta.

O anúncio foi feito pelo governador João Azevêdo nesta segunda-feira (22), no programa semanal Conversa com o Governador, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara.

“Serão mais de R$ 838 milhões injetados na economia do estado, contribuindo para o fortalecimento do comércio, com a produção da indústria, porque temos um estado com sua estabilidade fiscal consolidada, honrando todos os seus compromissos e pagando os funcionários em dia, dentre do mês trabalhado desde janeiro de 2019, fazendo com que o ambiente de negócio da Paraíba seja cada vez melhor”, comentou o chefe do Executivo estadual.

Calendário de pagamento:
25/07 – aposentados e pensionistas
26/07 – servidores da ativa das administrações direta e indireta

Com Secom