Prefeito de Cajazeiras prevê fechamento de escolas e cobra unidade da classe política paraibana contra fim do Fundeb

Imagem da Internet

O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir Meireles (PP), alertou as autoridades para o risco de fechamento das escolas públicas com o fim do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb), previsto para dezembro de 2019. Segundo ele, as prefeituras não terão como manter, sem a ajuda do Governo Federal, as unidades educacionais que hoje já funcionam de forma precária devido à falta de novos investimentos na área.

“Temos que unir forças, a começar pela nossa bancada federal, para cobrar do Planalto a manutenção do Fundo, se possível até efetivá-lo. Se isso não acontecer, será o fim da educação básica no país”, prevê Meireles, que já foi deputado federal e sabe a força política que tem uma bancada unida em Brasília.

O Fundeb é a principal fonte de recursos da Educação no Brasil e distribui recursos da ordem de R$ 150 bilhões/ano com Estados e Municípios, de acordo com o número de alunos matriculados. O presidente da Federação dos Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, projetou perdas de R$ 11 bilhões na Paraíba com o fim do fundo.

“É uma perda insuperável. Não há como cobrir isso. Nossa classe política tem que se unir e pressionar o Ministério da Educação para que o Fundeb continue. É a única maneira de evitar o fechamento das escolas”, sustentou o prefeito de Cajazeiras.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor