Seca atrai doenças que ameaçam pequenas cidades no interior da Paraíba

Rio Piranhas, que abastece Vista Serrana, chegou a um nível crítico

Rio Piranhas, que abastece Vista Serrana, chegou a um nível crítico (imagem da internet)

A seca não causa apenas fome e sede. No interior da Paraíba, a população começa a sofrer também ataques de doenças provocadas pela péssima qualidade da água consumida. Diarréia, febre, dor de cabeça e vômito são sintomas apresentados por moradores abastecidos pelo manancial do Rio Piranhas.

O pequeno município de Vista Serrana é um exemplo disso. Lá, a população consome água retirada do rio através de tubulação que garante o produto nas torneiras da maioria das casas. No período de inverno, nunca houve registro de problemas de saúde resultantes da falta de qualidade da água.

Mas, segundo o secretário municipal de Saúde de Vista Serrana, Wedson Farias, a situação mudou com a seca e a consequente baixa do nível do Rio Piranhas. “Começaram a aparecer muitos casos de diarréia e dermatites devido à baixa qualidade da água que chega às casas na cor marrom”, explicou o secretário.

Diante da alta incidência dos sintomas, moradores procuraram a Secretaria Municipal de Saúde em busca de diagnóstico e medicação. O secretário garante que a assistência está sob controle, mas não sabe o que acontecerá de agora em diante, quando há uma tendência da qualidade da água piorar por falta de chuva.

“Pelo que tenho conversado com colegas, a situação é a mesma em municípios vizinhos. Se alguma providência não for adotada, vamos enfrentar uma situação sem controle em termos de doenças nos próximos dias”, prevê Wedson.

Resta saber se a presidente Dilma Roussef, que deve estar na Paraíba nesta segunda-feira, vai anunciar alguma medida para minimizar a situação. Ou pelo menos, os prognósticos sombrios.

Peqeuna Vista Serrana enfrenta efeitos da seca no interior (imagem da Internet)

Pequena Vista Serrana enfrenta efeitos da seca no interior (imagem da Internet)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor