Dados da Federação dos Municípios da Paraíba (Famup) mostram que pelo menos 30% das prefeituras paraibanas não conseguiram pagar o mês de dezembro e o 13º salário aos servidores municipais, alvo de preocupação da entidade que credita o fato às dificuldades financeiras enfrentadas durante o ano de 2014. Felizmente, a situação não atinge todas as prefeituras.
No Sertão, o pequeno município de Vista Serrana vem dando bom exemplo no quesito administração pública e gestão de recursos públicos, principalmente no que se refere ao funcionalismo. A prefeitura local vem pagando a todos no mês trabalhado, normalmente no dia 20. Em dezembro, houve uma pequena mudança na data, mas nada que tenha desagradado os servidores. pelo contrário, eles receberam o salário do mês no dia 10 e o 13º no dia 20. Isso mesmo: as duas folhas foram pagas em dezembro do ano passado.
Segundo o prefeito Jurandi Araújo (PMDB), não há receita milagrosa para manter o equilíbrio das contas. Apenas cortando gastos desnecessários e reservando os recursos destinados ao pagamento de pessoal. “Nosso quadro de pessoal está sendo mantido bem enxuto. isso ajuda muito na hora de pagar a folha”, explicou Jurandi, que exerce seu segundo mandato.
Como se pode ver, mesmo com as dificuldades financeiras é possível manter o pagamento de pessoal em dia. Desde que se tenha controle sobre o que se recebe e o que se paga.

