A filiação do ex-prefeito Luciano Agra será, sem dúvida, o fato mais importante do Encontro Estadual do PEN, nesta segunda-feira, no Hotel Ouro Branco, em João Pessoa. Mas não o único. Quase ou tão importante, será o tom do discurso adotado pelo presidente Ricardo Marcelo, que mostrou novamente competência em matéria de articulação, e pelo novo filiado, na coletiva que concederão após a assinatura da ficha.
O PEN tem sua maior representatividade na Assembleia Legislativa. Dos 36 atuais deputados, nove são filiados ao partido. Uma bancada capaz de desequilibrar e decidir qualquer votação, além de um contingente eleitoral nada desprezível para 2014, levando em conta o equilíbrio existente entre situação e oposição. Além disso, tem no presidente Ricardo Marcelo e no próprio Luciano Agra, a partir do seu ingresso, dois nomes com potencial suficiente para compor qualquer chapa majoritária. Até mesmo partidária.
Além da possibilidade de interferir no cenário externo, a postura das duas lideranças pode acabar de vez com a dubiedade política interna registrada até agora no PEN, composto por aliados e adversários do governador Ricardo Coutinho. Ricardo Marcelo bem que tentou imprimir a pecha de independência, mas foi vencido pelo radicalismo dos próprios colegas, tanto governistas quanto oposicionistas.
Agora, com a presença de Agra, certamente não terá como insistir na tese.

