Líder do MST, o deputado Frei Anastácio (PT) defendeu os protestos dos Sem Terra em João Pessoa, onde a Avenida Epitácio Pessoa foi interditada por seis horas, e no interior, com a ocupação de trechos das BRs 230 e 101, e alertou para o “Abril Vermelho”, movimento articulado pela entidade nacionalmente para o mês que vem em defesa da reforma agrária. “Vocês não viram nada. Se preparem para o Abril Vermelho que vai fechar a Paraíba e outros estados”, sustentou.
Anastácio disse que os protestos só acontecem porque milhares de famílias estão passando necessidade, sem ter terra para plantar e tirar o sustento, enquanto latifúndios improdutivos continuam concentrados nas mãos de poucos que não precisam. Segundo o deputado, enquanto as providências para efetivar a reforma agrária não forem adotadas, os sem terra continuarão nas ruas, mesmo com as ameaças que sofrem. “Não adianta bater porque quanto mais bate mais a massa cresce”, avisou.
Bom seria se esses protestos fossem promovidos de forma ordeira e dentro da legalidade. Teriam respaldo jurídico, político e popular. Do jeito que estão, tendem a ser hostilizados ainda mais, inclusive pela própria sociedade.

