O deputado Anísio Maia (PT) responsabilizou os bancos pelos constantes assaltos a caixas eletrônicos na Paraíba. Presidente da Comissão de Administração, Serviço Público e Segurança, Anísio acusou as instituições bancárias de descumprir lei que as obriga a adotar medidas que garantam a segurança mínima desses equipamentos. “Existe uma lei que estabelece a obrigatoriedade dessas medidas, mas os bancos não cumprem. É preciso cobrar dessas instituições, que ganham muito dinheiro, o cumprimento da legislação”, afirmou Maia.
Por solicitação de Anísio, a comissão fará audiência pública com representantes dos bancos para discutir o assunto e também a alta incidência de assaltos às agências e, especialmente, aos caixas eletrônicos. “Estamos falando dos bancos, mas outras instituições como o Sindicato dos Bancários também poderão participar”, explicou o petista.
Não é só essa lei que os bancos descumprem. A chamada lei das filas, aprovada pela Câmara Municipal de João Pessoa, jamais foi levada em consideração. Quem duvidar, é só visitar uma agência bancária para constatar clientes esperando horas e horas para serem atendidos.
Não é só essa lei que os bancos descumprem. A lei das filas, aprovada pela Câmara Municipal de João Pessoa, virou conto de fadas. Basta passar numa agência bancária para constatar clientes esperando horas e horas por atendimento. Quem achar que será atendido em vinte minutos, como prevê a lei, pode esperar sentado.

