Bancada do PT declara apoio a projeto que proíbe nomeação de parentes de vereadores na Prefeitura de João Pessoa

Imagem da Internet

Imagem da Internet

Os dois Projetos de Lei (PLs) apresentados pelo vereador Lucas de Brito (DEM), que combatem o nepotismo no âmbito da Administração Pública da Capital paraibana, ganharam a aprovação de dois membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Os vereadores Bira Pereira e Fuba, ambos do PT, declararam apoio à matéria que foi apresentada no último dia 09 no legislativo pessoense.

Lucas revelou que, desde a semana passada, quando apresentou a ideia na tribuna da Casa Napoleão Laureano, tem observado o bom acolhimento da iniciativa, tanto por parte dos parlamentares como da própria sociedade. Um dos PLs apresentados veda o nepotismo no âmbito do Poder Legislativo Municipal e de todos os órgãos da administração direta e indireta do Executivo Municipal, enquanto a outra matéria proíbe a contratação de parentes de vereador no âmbito do Poder Executivo de João Pessoa.

“Apesar do Supremo Tribunal Federal já possuir uma Súmula Vinculante que combate o nepotismo, isso não impede que o município tenha sua lei própria. Além disso, queremos tentar barrar a prática de nepotismo ou apadrinhamento entre Poderes, ainda que não haja prova do cruzamento, porque, muitas vezes, as contratações podem representar troca de favores”, explica Lucas.

O democrata ressaltou que a aprovação dessas normas pode servir de exemplo para outras casas legislativas e foi informado pelo verador Bira que o projeto já está sendo levado para a Câmara Municipal de Campina Grande pelo vereador Napoleão Maracajá (PCdoB). O parlamentar conheceu a matéria em visita realizada à Câmara de João Pessoa no início da semana e resolveu levar a iniciativa para o legislativo campinense.

“Era exatamente o que nós queríamos a partir da apresentação do projeto: que as demais casas legislativas da Paraíba reproduzam a iniciativa e estedam esse debate para outros municípios e, quem sabe, até para a Assembleia Legislativa”, acrescenta. Em Campina Grande, a matéria foi apresentada na última quinta-feira (16).

Na Câmara de João Pessoa, o vereador Bira também pediu para subscrever os PLs e declarou apoio total às matérias durante a votação em plenário. “Temos que dar uma demonstração de que, além da necessidade de uma reforma política, precisamos moralizar as relações institucionais, e a apresentação desses projetos representa um passo muito importante nesse sentido”, elogiou. Os textos também foram bem recebidos pelos vereadores Raoni Mendes (PDT) e Fuba (PT) que já declararam apoio na votação.

Com Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor