A Câmara Municipal de Guarabira reprovou, na tarde desta terça-feira (9), as contas do prefeito Zenóbio Toscano (PSDB) referente ao exercício financeiro de 2014. Onze vereadores votaram pela reprovação e apenas dois foram contrários.
A matéria também teve os pareceres das comissões de Orçamento e Justiça pela reprovação. Apenas a vereadora Adriana Silva Cesar (Adriana de Severo – PSC) não votou por ausência justificada. Com o resultado, o gestor guarabirense está inelegível pelos próximos 8 anos, de acordo com a lei da Ficha Limpa.
As mesmas contas tiveram parecer favorável pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). Já o Ministério Público de Contas, ao constatar várias irregularidades na gestão de 2014 do prefeito Zenóbio Toscano, orientou a Câmara Municipal de Guarabira pela desaprovação.
O atual prefeito de Guarabira é candidato à reeleição. O vice em sua chapa é o vereador Marcos Diôgo. Ambos são do PSDB.
Vereadores que votaram pela reprovação:
José Tolentino de Alustau (Zé Ismai – PHS)
Paulo Roberto Agostinho Meireles (Beto Meireles – PDT)
Lucas Porpino Neto (Lucas Porpino – DEM)
Severino da Costa Silva (Bica – SOLIDARIEDADE)
Gerson Cândido de Farias (Gerson do Gesso – PPL)
Marcelo Bandeira Ferraz (Marcelo Bandeira – PSB)
Armando Rodrigues de Oliveira (Armando Mallaguty – PMDB)
Michelle Paulino (PMDB)
Jáder Soares Pimentel Filho (Jáder Filho – PSB)
José Costa da Silva (Costinha – PMDB)
Saulo Fernandes (Saulo de Biu – PMDB)
Vereadores que votaram pela aprovação:
Marcos Diôgo (PSDB)
Luís Martins de Lima (Lula das Molas – PSD)
Contraditório – O líder da bancada governista, vereador Luís Martins de Lima (Lula das Molas – PSD) disse que a Prefeitura de Guarabira vai recorrer da decisão junto a Justiça. Segundo o parlamentar, o julgamento das contas do prefeito Zenóbio foi político e não técnico.
Outro vereador da bancada do gestor guarabirense, Marcos Diôgo (PSDB) reclamou do presidente da Câmara Inaldo Júnior (PTB), dizendo que o mesmo atropelou o Regimento Interno da Casa ao colocar para votação, tudo junto, os pareceres das comissões e as contas do prefeito Zenóbio Toscano.
Por sua vez, o presidente da Casa retrucou Diôgo, dizendo e provando que o vereador governista já havia votado outras matérias no mesmo sistema, no entanto não tinha reclamado como estava fazendo com a apreciação e votação das contas do prefeito de Guarabira.
Com fatoafato

