O professor Charlinton Machado foi eleito neste domingo para presidir o diretório estadual do PT na Paraíba. Charlinton obteve mais votos que a soma dos outros dois candidatos – Luiz Couto e Lenildo Morais – e assegurou vitória já no primeiro turno do PED (Processo de Eleição Direta). A grande decepção foi o deputado federal Luiz Couto que ficou em terceiro lugar, perdendo até para Lenildo Morais.
Na última parcial, divulgada às 21h50, Charlinton tinha 3.869 votos em todo o Estado contra 1.220 de Lenildo Morais e 1.070 de Luiz Couto. Os números incluíam o resultado final de João Pessoa onde o novo presidente do diretório estadual obteve 1.500 votos contra 310 de Lenildo e 248 de Couto.
Lucélio Cartaxo, irmão do prefeito Luciano Cartaxo, foi eleito também em primeiro turno para comandar o diretório de João Pessoa com 1.945 votos contra apenas 252 do candidato Júnior, apoiado por Luiz Couto.
Integrantes do grupo de Cartaxo avaliaram com ironias o desempenho do deputado federal Luiz Couto que, antes do resultado, declarou que a vitória dos adversários significaria a extinção do PT. “Ele (Couto) disse que aguardássemos o resultado do PED. Agora, podemos conversar”, afirmou o vereador pessoense Benilton Lucena, ex-aliado de Couto.
Após a posse, a nova direção deve se reunir para deliberar sobre um prazo para que os aliados de Couto entreguem os cargos no governo Ricardo Coutinho (PSB). A intenção é enquadrar quem descumprir a determinação, seja negando legenda para 2014 ou até mesmo a expulsão do partido.

