Bem situado nas últimas pesquisas realizadas sobre a sucessão municipal de 2016, o ex-deputado federal Ruy Carneiro voltou a colocar o PSDB como um dos partidos que lançarão candidatura própria a prefeito, mas sem citar nomes. Carneiro disse que a prioridade dos tucanos é indicar uma nova alternativa ao eleitor pessoense, mesmo considerando a importância das alianças partidárias no processo.
Em outras ocasiões, Carneiro defendeu a candidatura própria, mas sem tanta convicção. Chegou a dizer que o PSDB aguarda filiações de peso, inclusive em João Pessoa, para consolidar suas chapas majoritária e proporcional, mas também não falou em nomes. O próprio presidente do PSDB tem sido apontado como opção, já que o ex-senador Cícero Lucena e sua esposa, Lauremília, rejeitaram concorrer ao pleito. Nos bastidores, Ruy tem dito que sua intenção é ao cenário político disputando cargo somente em 2018.
Apesar do mistério que cerca o projeto político do PSDB, uma composição com o PMDB do deputado federal Manoel Júnior, pré-candidato a prefeito, tem sido discutida internamente. Mas, tudo depende do senador Cássio Cunha Lima, a quem caberia a palavra final sobre candidaturas e coligações.

