Pelo menos três grandes partidos, no plano nacional, abdicaram de disputar a eleição de governador na Paraíba para apoiar os ex-concorrentes. Além de grandes, estruturalmente, PT, PDT e DEM são também três das mais tradicionais legendas brasileiras.
Os três já chegaram concorrer ao cargo, em outras eleições. Embora nunca tenha chegado ao Governo do Estado, o PT sempre fez questão de “marcar presença”, inclusive colaborando para levar a disputa para o segundo turno, em 1994.
O PDT também teve seus momentos de glória, concorrendo em pé de igualdade com outros partidos tradicionais, enquanto o DEM, nos tempos de PFL e PDS, ocupou o Palácio da Redenção em 1982.
Mas, parece que agora os três partidos decidiram pela “aposentadoria”. O PDT ainda conseguiu indicar o vice na chapa do PSB, do governador Ricardo Coutinho. PT e DEM ficaram sem espaços.
O jeito é apelar pela vitória do candidato que apoiam. Caso contrário, as três grandes “potências” eleitorais terão que se contentar com os dividendos colhidos no pleito proporcional.

