Integrante da comitiva formada por deputados federais, sindicalistas e Ministério Público, entre outras autoridades, que visitou unidades de saúde de João Pessoa na manhã desta segunda-feira, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sônia Lacerda, denunciou que pacientes dividem espaços com baratas no Hortotrauma, conhecido como Trauminha de Mangabeira.
A constatação, que Sônia garante ter fotografado, mostra bem o nível de higiene naquele hospital, alvo de várias outras denúncias fila de pacientes à espera de cirurgias e até esgoto jorrando a céu aberto em suas dependências. A representante do CMS contou ainda que, na visita da Comissão de Saúde da Câmara Federal, foram constatados a falta de médicos, de medicamentos e materiais necessários à prestação dos serviços, situação bem diferente da que a Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Saúde, tenta passar à população.
A inspeção às unidades hospitalares da capital contou com a presença dos deputados federais, Wilson Filho (PTB-PB), Manoel Júnior (PMDB-PB), Antônio Brito (PTB-BA), Luiz Henrique Madetta (DEM-MS), André Fufuca (PEN-MA) e Luiz Odorico Monteiro (PT-CE); além do deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB), presidente da Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa da Paraíba, e os vereadores Raoni Mendes (PTB) e Renato Martins (PSB).
Também participaram da visita a representante do Ministério da Saúde, Maria Inês Gadelha; o representante do Sindicato Nacional dos Auditores do SUS, Ronaldo Negromonte, e o presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), João Medeiros.
Com informações do PBAgora

