Prefeitos se queixam de dificuldades para liberar recursos em Brasília. Muitos se deslocam até a capital federal a troco de nada, pois retornam de pires na mão. Já o Governo Federal reclama que só não recebem recursos municípios que não apresentam projetos ou, se apresentam, o fazem da maneira errada. Chegou a hora de saber quem falta com a verdade e quem está sendo honesto nessa história.
Nada menos que quinze ministérios estarão instalados em João Pessoa hoje, durante o Encontro promovido pelo Governo Federal. É a oportunidade que os gestores tanto clamavam para expor necessidades e cobrar soluções. Desde que os pleitos sejam colocados em forma de projetos. Caso contrário, nada feito. E, depois, não adianta chorar “o leite derramado”.
Alguns podem até dizer que o Planalto sabe muito bem quais são os principais problemas dos municípios. Bastaria olhar para a educação, saúde e segurança pública, três áreas consideradas essenciais que deixam a desejar, em termos de investimentos, em qualquer região do país. Portanto, não precisaria dessa aparato ministerial para buscar respostas já conhecidas.
De qualquer forma, não se pode negar que a presidente Dilma está “estendendo a mão” aos prefeitos. Mesmo que seja com interesse eleitoral. Não importa. O que importa, pelo menos para os municípios, é resolver suas chagas. O resto, como diria o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), empurra para 2014.

