Delatores revelaram que em apenas dez obras executadas pela Odebrecht no Brasil foram pagos quase meio bilhão de reais em caixa dois a partidos e políticos. Levantamento baseado nos inquéritos autorizados pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, mostra que a empreiteira investiu R$ 458 milhões em propinas para garantir as obras, segundo matéria divulgada pelo UOL. Ao todo, pelo menos 50 obras estão sendo investigadas pela Lava Jato.
Na última segunda-feira (11), foi retirado o sigilo dos inquéritos sobre os inquéritos solicitados pela Procuradoria Geral da República e sobre as delações premiadas de 78 pessoas ligadas à Odebrecht. A partir desses documentos e depoimentos, foi possível listar as dez obras que, de acordo com o que foi relatado, geraram mais pagamentos em caixa dois e propinas a partidos e políticos.
As dez obras São: Programa de Desenvolvimento de Submarinos, Petroquímica Suape, usinas Hidrelétricas de Santo Antonio e Jirau, Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, Refinaria Getúlio Vargas, Empreendimento Parque da Cidade,Obras Olímpicas, Transurb 1, Cidade Administrativa em Minas Gerais e Obras do Pró-Moradia.
Com Uol

