O deputado estadual Tião Gomes (PSL) sugeriu nesta terça-feira a volta do boicote, por parte dos consumidores, para combater o aumento nos combustíveis e a formação de cartel pelos proprietários de postos na Paraíba.
Gomes citou reportagem do jornal Correio da Paraíba que atesta aumento de até 18,39% no preço da gasolina em postos de João Pessoa. O preço do litro chegou a R$ 2,89. Segundo o parlamentar, é inaceitável esse realinhamento de preços praticado pelos postos de combustíveis.
“Ainda bem que o Ministério da Justiça parece estar investigando o setor de combustíveis no país. Tomara que essa investigação inclua a Paraíba. Mas, é preciso mais esforços para combater essa prática ilegal. É preciso que a população volte a boicotar os postos que reajustaram os combustíveis”, afirmou Gomes.
Segundo o parlamentar, é preciso que os Procons (estadual e municipal) retomem o movimento de conscientização da população para que o sistema de boicote volte a funcionar. “Os consumidores farão sua parte, mas terão que ser provocados e estimulados pelos órgãos de fiscalização”, justificou.
Semana passada, pelo menos 39 postos haviam baixado o preço da gasolina na Capital, segundo pesquisa do Procon municipal. O valor do litro da gasolina comum chegava a R$ 2,449.
A Paraíba já foi alvo de uma grande operação da Polícia Federal contra a cartelização do setor de combustíveis. As investigações duraram dois anos e foi chamada de 274, em alusão ao preço alinhado da gasolina na época. A operação prendeu várias pessoas, incluindo donos de postos.
Assessoria
