Nas eleições de 2012, PSB e PT estiveram em lados opostos em João Pessoa. Luciano Cartaxo e Estela Bezerra, candidata apoiada pelo governador Ricardo Coutinho, se enfrentaram nas urnas. O final da história, todos já sabem. Mas, o desempenho do irmão do atual prefeito, Lucélio Cartaxo, na Capital nas eleições deste ano pode levar os dois partidos para um barco comum em 2016.
Lucélio obteve mais de meio milhão de votos, sendo o mais votado em João Pessoa. O resultado foi creditado, é claro, ao prefeito. Pelo menos pelos petistas. O partido, em sua maioria, acredita que Luciano Cartaxo conseguiu a proeza de transferir votos para o irmão. Aliás, uma enxurrada de votos.
Mais que isso, os petistas asseguram que a família Cartaxo foi o “fiel da balança” que garantiu presença do governador Ricardo Coutinho no segundo turno da eleição, além de permitir o primeiro lugar à presidente Dilma Roussef na disputa presidencial. “Nunca se viu um prefeito da Capital transferir tantos votos para candidatos a presidente, governador e senador”, avaliou um entusiasmado aliado petista.
Exagerada ou não, a avaliação chega numa hora em que socialistas admitem rever seu projeto eleitoral em João Pessoa para 2016. Eleita deputada estadual, Estela Bezerra negou interesse em disputar a sucessão municipal, sinalizando para a missão de concluir seu mandato na Assembleia Legislativa.
A decisão pode abrir caminho para manutenção da aliança entre PSB e PT, com o primeiro apoiando a reeleição do prefeito Cartaxo e indicando o vice.

