Dirigente municipal admite candidatura do PT e prevê partido unido nas eleições de 2018

Integrante do diretório municipal de João Pessoa e filiado histórico do PT, Joacil Júnior Tavares acredita
que a paz vai voltar a reinar no partido na Paraíba. Mas, continua pregando mudanças, bandeira que ajudou a eleger o deputado Anísio Maia presidente do diretório estadual no último PED.

Aliado de Anísio, Joacil confirmou irregularidades no Processo de Eleições Diretas. Segundo ele, o funcionário do PRB Nabal Barreto foi quem pediu a anulação de votos, pedido julgado e homologado pelo candidato opositor de Anísio, Jackson Vasconcelos.

“Queremos e defendemos transparência total e irreatrita em todos os níveis do Partido dos Trabalhadores”, afirmou o dirigente, em entrevista ao blog.

A ENTREVISTA:

Por que o PT não consegue nem eleger seus dirigentes sem brigar?

– O PT é um partido democrático, onde os seus filiados têm direito ao debate e a voto. Não chamaria de “briga”, chamaria de divergências politico-ideológicas, naturais dentro de um processo democrático.

Por que o Sr. acha que Anisio maia foi o vencedor do PED?

– Primeiramente, eu não “acho”, eu tenho certeza que o Presidente Anisio Maia foi eleito legalmente com os votos dados à sua chapa do “Muda PT” e homologados pela Justiça. Infelizmente, alguns companheiros ainda resistem em reconhecer a derrota, mas tenho certeza que em breve estaremos juntos para Mudar o PT, colocando-o de volta na vanguarda da esquerda, lutando pelos trabalhadores e menos favorecidos.

Esse “racha” tem alguma coisa a ver com a crise provocada pelas denúncias de corrupção que o PT enfrenta?

– Não diretamente, mas, nós do Muda PT, defendemos transparência total e irrestrita em todos os níveis do Partido dos Trabalhadores.

Voces defendem mudanças no PT? Que tipo de mudanças? O PT está apodrecido?

– Queremos um partido transparente, democrático. Para isso propomos uma direção colegiada, que se aproxime mais da base, fique mais longe dos gabinetes. Quanto ao PT está apodrecido, discordo completamente. O PT apenas precisa de ajustes, e a base de militantes do partido deu esse recado nas urnas do PED.

Por que o outro grupo não aceita mudanças?

– Não posso falar diretamente pela CNB, mas creio que os anos de poder absoluto no PT engessaram muito algumas lideranças,que se encastelaram nos gabinetes, se afastando muito das ruas e das bases.

Houve irregularidades no PED?

– Algumas coisas precisam ser mudadas no PED. Por exemplo, acho uma excrecência permitir papel importante a um funcionário do PRB, Nabal Barreto, sendo ele quem pediu a anulação de votos do Muda PT. Acho também errado o candidato Jackson Vasconcelos, do CNB, julgar e anular votos da chapa opositora à sua própria candidatura. Vejo esses dois exemplos como erros do processo. Afinal, nem sempre ser legal é o bastante para justificar a moralidade do processo. Assim também entendeu a Justiça, que validou os votos anulados por Jackson e a comissão eleitoral, a pedido do funcionário do PRB, Nabal Barreto.

O que vcs pensam sobre as eleições de 2018 na Paraíba? O partido terá candidatura própria ou vai de Ricardo Coutinho?

– Ainda não é oportuno discutir esse rumo, mas o PT tem diversos nomes que podem representar o projeto do Partido, como também temos que ouvir o PSB, para avaliar o melhor caminho a seguir, deixando claro que não faremos aliança com qualquer Partido Golpista, isso já está definido. Agradeço a oportunidade de esclarecer algumas querelas e quero aproveitar para desejar boa sorte ao presidente Anisio Maia na condução das mudanças que a base quer no Partido dos Trabalhadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor