Dividido e isolado por antigos aliados, PMDB pode correr para os braços de Ricardo Coutinho

Apoio do PMDB à reeleição de Ricardo não pode ser descartado

Candidato à reeleição, Ricardo Coutinho mantém o silêncio

Não é um processo fácil. Muito menos previsível. Como também não era a aliança entre PSB e PSDB em 2010. Muita gente apostava que Cássio Cunha Lima jamais se uniria a Ricardo Coutinho, um dos principais apoiadores do processo judicial que lhe tirou o mandato de governador. O final da história, todos já sabem.

Rachado ao meio e isolado por antigos aliados, o PMDB de José Maranhão corre o risco de ficar sem espaço para disputar, em faixa própria, o Governo do Estado em 2014. Não é segredo para ninguém que o ex-senador Wilson Santiago está de malas prontas para deixar o partido. Como também é público que PT, PP e PSC  resolveram formar um bloco sem os peemedebistas.

Para completar, o ex-prefeito Veneziano Vital do Rego, escolhido pré-candidato a governador, enfrenta um desgaste incontestável dentro e fora do PMDB. Dentro por causa da dissidência aberta por Santiago. Fora por conta do festival de denúncias feitas por seu sucessor, Romero Rodrigues, levadas inclusive aos órgãos de fiscalização como Tribunal de Contas e Ministério Público.

O Cabeludo também terá que se defender em pelo menos trinta ações de improbidade administrativa que a Procuradoria Jurídica da Prefeitura de Campina Grande anunciou contra sua gestão. Uma fogueira das grandes, capaz de queimar qualquer projeto político a médio e longo prazos.

Diante de um cenário tão negro, nenhuma hipótese pode ser descartada. Nem mesmo as mais remotas. E uma das mais remotas é o PMDB se realinhar ao projeto do governador Ricardo Coutinho. Se antigos aliados como o PT, que agora está no poder, lhe deram as costas e o projeto de candidatura própria não vingar, nada impedirá o PMDB de pensar em outra alternativa. Isso explicaria, por exemplo, porque prefeitos peemedebistas estão abandonando o barco e anunciando apoio à reeleição do Mago.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor