PSL e DEM na Paraíba tinham, até pouco tempo, apenas uma coisa em comum: são aliados do governador Ricardo Coutinho, do PSB. Agora, já são duas as afinidades entre os dois partidos que decidiram trabalhar pelo lançamento de candidaturas próprias a prefeito de João Pessoa, descartando de vez um possível apoio à reeleição de Cartaxo. O desgaste político do atual prefeito, que enfrenta greve de servidores e e ostenta um pacote de obras inacabadas, foi a principal causa da decisão do PSL, de Tião Gomes, e do DEM, de Efraim Morais.
Na Câmara Municipal, o PSL não tem representante. O DEM tem dois vereadores e está dividido. Bosquinho ainda permanece na bancada de situação, mas Lucas de Brito comanda o pequeno bloco de oposição. A direção do partido vem fazendo “vista grossa” sobre o quadro, mas até o final do ano, quando deve haver definição de candidaturas, certamente a bancada demista estará alinhada ao discurso oposicionista.
O PSL já convidou oficialmente Lucas de Brito para ser o candidato do partido contra Cartaxo. O vereador pediu tempo para decidir, já que as eleições serão ainda em 2016. No caso do DEM, o nome mais cotado é o de Efraim Filho, embora o próprio deputado tenha admitido abrir mão do projeto para apoiar uma eventual candidatura do PSB, provavelmente da deputada estadual Estela Bezerra. Aliás, Efraim foi vice de Estela em 2012.

