EFEITOS DA CRISE: Prefeito de Santa Luzia anuncia demissões, corte de gratificações e extinção de secretarias

Imagem da Internet

Imagem da Internet

O prefeito de Santa Luzia, Ademir Morais (PSDB), anunciou novas medidas “amargas” para combater os efeitos da crise econômica que atinge o país e “espreme” cada vez mais os recursos das gestões municipais. Demissões de servidores, corte e,m gratificações e extinção de pelo menos duas secretarias integram um “pacote” de contenção de gastos a ser implantado a partir de dezembro.

“Se não fizermos isso, a administração municipal ficará inviável. Estamos enfrentando uma crise sem precedentes e os recursos que recebemos são insuficientes para manter o funcionamento da máquina administrativa. São medidas amargas que não gostaria de tomar, mas é o jeito”, afirmou Morais.

Dos 219 prestadores de serviço que constam da folha de pessoal, só devem permanecer os médicos do Programa Saúde da Família (PSF), do Samu e os plantonistas das policlínicas. O prefeito vai fixar um teto de R$ 1 mil para as gratificações que, até agora, poderiam legalmente chegar a 200% do valor do salário de cada servidor.

As Secretarias de Turismo e de Cultura serão transformadas em Departamentos subordinados ao gabinete do Prefeito e à Secretaria de Educação, respectivamente. Além disso, está previsto um controle rígido de gastos com combustíveis. “O setor de transportes terá uma atenção especial porque entre setembro e outubro recebemos pelo menos 50 multas. isso significa que tem algo errado com os motoristas e vamos corrigir. A partir de agora, aquele que for multado vai arcar com o custo”, avisou Morais.

Os cargos comissionados também serão reduzidos, dentro do pacote de medidas da Prefeitura de Santa Luzia. E, para provar que o controle de gastos é prioridade, o prefeito também mandou cortar o próprio salário, o do vice e dos secretários. “Até o final do nosso mandato, teremos uma economia superior a R$ 100 mil com os cortes. Pode não parecer muito, mas diante dessa crise vai ajudar sim”, justificou Ademir Morais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog não se responsabiliza pelo conteúdo exposto neste espaço. O material é de inteira responsabilidade do seu autor