A Frente Parlamentar das Águas entregou, nesta quinta-feira, relatório sobre suas atividades desempenhadas na Paraíba e sugestões para combater os efeitos da estiagem. No documento, encaminhado à Mesa Diretora, os deputados sugerem, entre outras coisas, que o Governo do Estado utilize recursos do programa Pacto Social de 2015 na execução de obras e ações para socorrer as famílias atingidas pela seca.
Segundo o deputado Jeová Campos (PSB), o relatório é uma radiografia da situação hídrica do Estado, feita a partir de visitas, audiências públicas e coleta de documentação em pouco mais de dois meses de trabalho. O documento prega busca de apoio político para pressionar o Governo Federal no sentido de liberar recursos destinados ao programa de carros pipas, inclusive para aumentar a frota de veículos que abastecem à população paraibana.
“Também vamos requerer à Agência Nacional de Águas (ANA) que, durante o período de estiagem, a água do reservatório de Coremas/Mãe d’água seja utilizada exclusivamente para uso humano e animal, além da construção de uma adutora de montagem rápida do Açude Armando Ribeiro Gonçalves para abastecer os municípios de Caicó, Jardim de Piranhas e outros”, acrescentou Campos.
O relatório da Frente tem trinta itens e deve ser encaminhado ao Governo do Estado, Câmara dos Deputados, Senado Federal, Ministério da Integração Nacional e Presidência da República.

